Seguimento Açores e Madeira - Setembro 2015

Essas imagens são de agora mesmo? Está a chover assim nesta altura?

É que na imagem de satélite desta vez nada aparece mesmo, há 15 minutos atrás:

NF2zvnW.gif

Volta a chover por aqui e não é pouco ... A verdade é que continua a cair água de uma forma consistente ... No momento que escrevo parece que vai ganhando cada vez mais intensidade ...

Volta a chover por aqui e não é pouco ... A verdade é que continua a cair água de uma forma consistente ... No momento que escrevo parece que vai ganhando cada vez mais intensidade ...

Portanto, esta nebulosidade baixa também produz chuva intensa:

nZA2BFY.jpg

E as estações WU registam-na, sem dúvida:

Na última hora:
Alto das Covas: 2,1 mm (até às 19:05)

Santa Luzia
: 4,8 mm (até às 19:28)

Pois depende ... Mas por isso mesmo é que há avisos ... Deixar de fazer os avisos porque as pessoas podem não vir a ligar não me parece correcto ...

A verdade é que e não estou a exagerar podia ter acontecido uma tragédia de dimensões humanas consideráveis se isto fosse noutra hora e noutro contexto ... Felizmente muita gente encontrava-se nos seus locais de trabalho e não na rua na altura do diluvio ...

A minha opinião é muito clara ... Os avisos existem são para ser usados ... Mesmo que seja por exagero ... Prefiro a prudência ao facilitismo ...

Pois. Mas é impossível agradar a todos.

101,7 mm em Angra do Heroísmo (IPMA), entre as 12:00 e as 18:00. Justificava um aviso vermelho.

Aviso vermelho, não houve. Amarelo foi posto depois de começar a chover. Toda a gente desprevenida.
Incompetência pura e simples.

Será?

OQTba1P.gif

---/---

ZZZTkL8.gif

t8ZQQFa.gif

MK3mwu4.gif

Um meteorologista sem modelos é como um condutor sem mapa. Vê a estrada... até à próxima curva. Mais um evento muito difícil de ser previsto na intensidade e duração. Claro que o aviso tem que ser emitido mesmo em cima da chuva. E há o radar nas Lajes. Se não houvesse...

• Gosto
Reactions: lserpa
Boa tarde!

Sigo com céu encoberto e vento fraco/bonançoso.

Hoje, o céu apresentou-se inicialmente encoberto, com boas abertas à tarde, mas está novamente encoberto.

Estou impressionado com o que aconteceu aí por Angra hoje... Não estava nada à espera dessa quantidade de chuva. Wow, tanta água! :shocking:

Os solos devem estar saturados de água aí por Angra...oxalá não chova desta forma nos próximos tempos. Dava jeito agora uma acalmia por aí...

Ah, e bem-vindo ao fórum @Fleming!

Boa tarde!

Sigo com céu encoberto e vento fraco.

Hoje, o céu apresentou-se inicialmente encoberto, com boas abertas à tarde, mas está novamente encoberto.

Estou impressionado com o que aconteceu aí por Angra hoje... Não estava nada à espera dessa quantidade de chuva. Wow, tanta água! :shocking:

Os solos devem estar saturados de água aí por Angra...oxalá não chova desta forma nos próximos tempos. Dava jeito agora uma acalmia por aí...

Esperemos que não mas parece que a tempestade tropical Fred vai passar aí. Mas não sei se já é mesmo confirmado

Boa tarde!

Sigo com céu encoberto e vento fraco/bonançoso.

Obrigado ;)

E há o radar nas Lajes. Se não houvesse...

off-topic: Têm o radar nas Lajes, têm imagens de satélite de 5 em 5 ou de 15 em 15 minutos, têm os dados das estações em tempo real, têm olhos na cara para ir à janela, não sou meteorologista mas vejo nuvens daquelas, vê a imagem do Aqua por exemplo, e vou continuar a fiar-me em saídas de modelos das 0h?? Ridículo!
fim de off-topic

Pois. Mas é impossível agradar a todos.

Caro Orion

Os avisos meteorológicos lamento mas não servem para agradar a mim ou a si ... Servem para prevenir para o caso de existirem riscos a nível material ou até mesmo humano como poderia ser o caso de hoje ...

Chama-se prevenção e não recreação ...

Passar bem e bons acompanhamentos ...