Seguimento Açores e Madeira - Setembro 2015

É possível que chova de forma mais intensa em S. Miguel. As células tinham uma altura apreciável e dirigiam-se para nordeste/este:

phRSgPK.jpg


Cxha1pi.jpg
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: StormRic e Afgdr
Quanto a S. Miguel, é necessária especial atenção para o Nordeste. Aqui há um fluxo de sudeste que tem causado chuva orográfica persistente. Se vier mais chuva, do quadrante sudoeste/oeste, de tipologia estratiforme e especialmente convectiva poderão haver mais algumas enxurradas tendo em conta a saturação dos solos. Isto também aplica-se a qualquer região perto dos pontos mais altos da ilha.
 
Acumulados horários das últimas 48 horas em todas as estações oficiais dos Açores, e resumos diários e do mês. As IPMA ainda não têm os valores das 21h de hoje.

tLN0eDO.gif


As estações estão ordenadas por Longitude/Latitude. Em S.Miguel observa-se que os maciços das Furnas e Tronqueira têm recebido sempre mais precipitação que os outros relevos e a costa.

Suspeito de vários udómetros da RHA que estarão algo entupidos, nomeadamente Fogo II, Espigão da Ponte, Chã da Macela, Lameiro, Salga.

Algarvia tem um lapso tipográfico, peço desculpa.

As duas últimas colunas do lado direito referem-se aos totais para os dias climatológicos, das 9h às 9h.
 
Última edição:
Segundo o IPMA, caíram 1,4 mm na última hora no Observatório Príncipe Alberto do Mónaco, aí na Horta.
Obrigado, estou só de telemóvel... Em comparação com o carreto de água que caiu aqui no varadouro, é que não tem nada haver lololol
 
Mesmo a célula passo a norte daqui... Tinha vários fatores favoráveis... Orografia, deslocação do próprio sistema terra dentro, aqui no varadouro a primeira barreira orográfica tem 300 metros de grosso modo, e desde aí, é sempre a subir até aos 1000 metros!
 
Tal como espetava... Na Horta não caiu uma gota!!

Segundo o IPMA, caíram 1,4 mm na última hora no Observatório Príncipe Alberto do Mónaco, aí na Horta.

No quadro acima, indiquei que não constavam os valores das 21h para as IPMA.

Entretanto o maciço da Tronqueira está a registar intensidade crescente na últma hora e meia.

Esta chuva deve estar a dificultar os trabalhos de limpeza e reparação na zona de Nordeste.

 
Os Grupos Central e Ocidental são um deserto de estações meteorológicas. Pergunto-me se isto não terá alguma influência na fraqueza dos modelos nesta zona, mas não tenho conhecimentos para responder. Apesar de a maior parte dos dados serem recolhidos por satélite, as estações penso que servem como âncoras de verificação/calibração? Muitos dados julgo que também são obtidos das comunicações dos navios e bóias.
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985 e Afgdr
Boas.
Como sempre, voltei ao meteopt na altura em que há mais atividade na RAA.
It's always good to be back !

StormRic,
a intenção pode não ser a utilização de uma imagem recente, mas atenção que a fotografia é de Fevereiro do ano passado. ;)
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985 e Afgdr