A 700 hPa, os gradientes térmicos mais díspares ficarão a norte.
Assumindo uma temperatura de 6º nesta camada com uma temperatura média de 15º 1,5 kms abaixo (9 graus de diferença), fica-se com um arrefecimento de 6º/km. Uma atmosfera condionalmente instável, portanto. O CAPE será moderado. Há que juntar a isto movimentos verticais intensos e um LI negativo. A humidade a 700 hPa será pouco consistente. Novamente, penso que a convecção será mais que suficiente para saturar a atmosfera acima e continuar a subir:
A 500 hPa, os gradientes térmicos mais díspares ficarão a norte. Este nível está muito saturado. Haverá um cavado que irá aumentar a força do vento e consequentemente as células geradas baixo (>90 km/h). Assumindo a temperatura média de 6º a 700 hPa e de -9º fica-se com um diferencial de temperatura de 15º em 3kms, ou seja, um arrefecimento de +-5º/km. Nota ainda para os muitos movimentos verticais:
A 300 hPa, o
jet será particularmente intenso:
Minha opinião: O GFS está a modelar uma situação muito severa. Dos meus parcos conhecimentos, não posso excluir alguma super-célula (especialmente se o CAPE e os ventos a 500 hPa forem ligeiramente superiores). Devem ser esperados períodos de chuva muito intensa. Não descarto a ocorrência de trombas de água. Em termos de avisos, arrisco um vermelho para chuva, laranja para trovoada e vento (baseando-me no GFS):
A maior parte do tempo severo deverá passar a noroeste do GO. Lá os gradientes térmicos e humidades relativas serão superiores. Mas a noroeste não há tanto CAPE como nas ilhas mais ocidentais.