Azorean Storm Buster
Cumulus
Continuo com a mesma opinião sobre o tempo que irá fazer em São Miguel dentro das próximas 6 horas. A chuva ainda não chegou à Lagoa, mas parece haver chuviscos junto aos montes, que estão escuros devido à humidade elevada. Eu penso que a situação vai tornar-se mais interessante nas próximas 3 horas, em que a frente fria vai ser claramente "espremida" pelos ventos pós-frontais; esta situação pode ser vista de forma clara através do GFS das 12h no parâmetro da humidade relativa aos 700 hpa e ao nível do Lifted Index; em desfavor destas condições, os movimentos verticais não estarão muito intensos na ilha. Sendo assim, resta esperar para percebermos se a orografia poderá colmatar a "falha" da falta de movimentos verticais. Acerca do facto de esta frente vir a ser "espremida", relembro que no caso do Nordeste o Lifted Index também apresentou um diferencial muito significativo num curto espaço e a humidade relativa aos 700 hpa também. No entanto, esta poderá ser eventualmente uma parte da explicação do evento que originou o dilúvio de há uns dias. Agora, temos vento de lado diferente, não esbarrando tão fortemente na ilha; por outro lado, temos mais vento, o que pode favorecer a subida do ar. Concluindo este aspeto, para mim esta situação vai ser uma experiência, pois de momento é uma incógnita; o que parece plausível é esperar acumulados consideráveis de precipitação.Para São Miguel, o que me parece é que, embora a precipitação já deva ocorrer sob a forma de períodos de chuva fraca a moderada (intensidade 2 a intensidade 5/6 de 0 a 10) a partir das 18h até às 21h aproximadamente, só a partir das 21h penso ser razoável a chuva se tornar mais intensa, chegando a ser por vezes forte (intensidade 4 a 8 de 0 a 10). Os acumulados de chuva deverão ser dignos de registo.
Quanto à atividade elétrica, esta frente ainda não demonstra tê-la; todavia, é preciso lembrar que ainda está em organização. Sendo assim, vou esperar pelas 12h/15h para ver se, estando mais organizada, aí já possa ter este tipo de ocorrências. Para já, não me parece que haja boas condições para trovoadas logo à noite; esperar algo ocasional será, a meu ver, a melhor alternativa.
De notar que esta situação é de uma qualidade diferente da de hoje do grupo central; no grupo central tivemos fortes movimentos verticais, elevada humidade relativa aos 700 hpa e CAPE e LI favoráveis, embora os diferenciais dos parâmetros atrás referidos tenham sido muito menores que os previstos para o grupo oriental.
Quanto a atividade elétrica, a frente apresenta atividade residual; apesar disso, continuo a achar que São Miguel e Santa Maria poderão ter algum registo ocasional.
Estamos, assim, sob aviso amarelo para chuva e trovoada até às 08h59 de amanhã; a meu ver, porém, penso que bem antes disso o tempo já estará relativamente estável.