Seguimento Açores e Madeira - Setembro 2015

Para São Miguel, o que me parece é que, embora a precipitação já deva ocorrer sob a forma de períodos de chuva fraca a moderada (intensidade 2 a intensidade 5/6 de 0 a 10) a partir das 18h até às 21h aproximadamente, só a partir das 21h penso ser razoável a chuva se tornar mais intensa, chegando a ser por vezes forte (intensidade 4 a 8 de 0 a 10). Os acumulados de chuva deverão ser dignos de registo.
Quanto à atividade elétrica, esta frente ainda não demonstra tê-la; todavia, é preciso lembrar que ainda está em organização. Sendo assim, vou esperar pelas 12h/15h para ver se, estando mais organizada, aí já possa ter este tipo de ocorrências. Para já, não me parece que haja boas condições para trovoadas logo à noite; esperar algo ocasional será, a meu ver, a melhor alternativa.
Continuo com a mesma opinião sobre o tempo que irá fazer em São Miguel dentro das próximas 6 horas. A chuva ainda não chegou à Lagoa, mas parece haver chuviscos junto aos montes, que estão escuros devido à humidade elevada. Eu penso que a situação vai tornar-se mais interessante nas próximas 3 horas, em que a frente fria vai ser claramente "espremida" pelos ventos pós-frontais; esta situação pode ser vista de forma clara através do GFS das 12h no parâmetro da humidade relativa aos 700 hpa e ao nível do Lifted Index; em desfavor destas condições, os movimentos verticais não estarão muito intensos na ilha. Sendo assim, resta esperar para percebermos se a orografia poderá colmatar a "falha" da falta de movimentos verticais. Acerca do facto de esta frente vir a ser "espremida", relembro que no caso do Nordeste o Lifted Index também apresentou um diferencial muito significativo num curto espaço e a humidade relativa aos 700 hpa também. No entanto, esta poderá ser eventualmente uma parte da explicação do evento que originou o dilúvio de há uns dias. Agora, temos vento de lado diferente, não esbarrando tão fortemente na ilha; por outro lado, temos mais vento, o que pode favorecer a subida do ar. Concluindo este aspeto, para mim esta situação vai ser uma experiência, pois de momento é uma incógnita; o que parece plausível é esperar acumulados consideráveis de precipitação.
De notar que esta situação é de uma qualidade diferente da de hoje do grupo central; no grupo central tivemos fortes movimentos verticais, elevada humidade relativa aos 700 hpa e CAPE e LI favoráveis, embora os diferenciais dos parâmetros atrás referidos tenham sido muito menores que os previstos para o grupo oriental.
Quanto a atividade elétrica, a frente apresenta atividade residual; apesar disso, continuo a achar que São Miguel e Santa Maria poderão ter algum registo ocasional.
Estamos, assim, sob aviso amarelo para chuva e trovoada até às 08h59 de amanhã; a meu ver, porém, penso que bem antes disso o tempo já estará relativamente estável.

Ainda não há acumulados significativos em S.Miguel. Por enquanto chuviscos ou chuva fraca.
Até às 22:00 (21:00 nas estações IPMA), os acumulados hoje seguem assim:

wSb3w37.gif

A passagem no Grupo Central foi rápida, e intensa numa estreita faixa que apanhou o Faial, talvez só mais o norte do Pico e São Jorge. A passagem pela Graciosa e Terceira deixou acumulados modestos, felizmente para esta última.

A precipitação na costa norte da Madeira parece relativamente escassa em Porto Moniz para causar o efeito relatado, deve portanto ter caído forte a meia encosta, como aliás se observa mais a oeste, Santana. No entanto tenho desconfiança no registo de Santana, enferma de uma regularidade que normalmente indica que o pluviómetro não está a funcionar bem, por entupimento que depois vai escoando ao longo das horas e produz uma típica curva.

Última edição:

Li agora melhor a notícia e não foi realmente no Porto Moniz mas mais a oeste, mesmo antes do véu da noiva.
Acho que vale a pena ficarem aqui as fotos de Rui Faria a mostrarem os calhaus enormes que foi uma sorte não passar nenhum veículo no momento em que caíram:

aT1mgqK.jpg

IAZNwkZ.jpg

Àcerca desta notícia é interessante ler os comentários. Não há realmente solução para situações deste tipo na Madeira. Basta olhar para o relevo da ilha e perceber que isto é normal e frequente à escala geológica, a ilha esteve e está e continuará a desfazer-se por efeito da erosão desta gigantesca formação vulcânica. A única solução neste caso é desisitir deste troço de estrada fazendo-o passar por dentro da encosta, em túnel, não há outra forma segura, não há protecções que resistam à energia cinética da queda de blocos de muitas toneladas desde centenas de metros de altura.

Última edição:
Li agora melhor a notícia e não foi realmente no Porto Moniz mas mais a oeste, mesmo antes do véu da noiva.
Acho que vale a pena ficarem aqui as fotos de Rui Faria a mostrarem os calhaus enormes que foi uma sorte não passar nenhum veículo no momento em que caíram:

aT1mgqK.jpg

IAZNwkZ.jpg

Fica sensivelmente entre São Vicente e o Porto Moniz. De qualquer forma a estação de São Vicente não verificou também ela acumulados relevantes. Nem mesmo na Bica da Cana lá no topo do Paúl da Serra. Pelo que acompanhei nas webcams ao longo do dia fiquei com a sensação que choveu com muito mais intensidade. Algum efeito muito localizado?

As derrocadas aí são frequentes, o ano passado ocorreu uma no mesmo sítio pelo que o terreno ainda deve estar instavel.

Fica sensivelmente entre São Vicente e o Porto Moniz. De qualquer forma a estação de São Vicente não verificou também ela acumulados relevantes. Nem mesmo na Bica da Cana lá no topo do Paúl da Serra. Pelo que acompanhei nas webcams ao longo do dia fiquei com a sensação que choveu com muito mais intensidade. Algum efeito muito localizado?

As derrocadas aí são frequentes, o ano passado ocorreu uma no mesmo sítio pelo que o terreno ainda deve estar instavel.

A chuva mais intensa e persistente nem foi nos cimos mais elevados nem ao nível do mar, mas a meia encosta, Santana (380m) e Lombo da Terça (934m) mostram-no bem.

A realidade está andando mais lentamente que o GFS. Mas a fina faixa de chuva coincide com a fina faixa de humidade a 700 hPa:

rWxtWSz.png

25V8KXC.gif

Escrevo lentamente porque a chuva está mais ao menos no local onde a humidade a 700 hPa estava às 18h:

tFtefKl.png

À frente da frente (sim, é intencional) tem aparecido de vez em quando uma célula que não se desenvolve. O G. Oriental estava sob a influência da mesma corrente de sul que trouxe nos últimos dias alguma humidade nos níveis baixos. A convergência progressivamente reduz-se:

V2Tnhf6.png

Mas tendo em conta o desfasamento entre o modelo e a realidade, fica difícil afirmar o que quer que seja.

Última edição:
  • Gosto
Reactions: Afgdr e StormRic