Seguimento - Agosto 2008

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Olá a todos. :)
Mais uma mínima fresca, desta vez de 15,6 ºC.
Ontem a mínima foi de 15,4 ºC e a máxima de 26,2 ºC.

Duvido que nas zonas mais quentes do interior os valores sejam vergonhosos, mesmo nesta fase menos quente do verão.
Claro que não falo de Beja ou Évora e Ca, porque essas não estão em posição favorável para serem muito quentes.
Por acaso reparei no calor que está em Castro Marim pelo site do IM e de facto 34 graus é um bom valor, embora até me arrisque a dizer que não seja o ponto mais quente em Portugal do dia de hoje. Provavelmente sim, mas só na zona costeira...

Não foi isso que quis dizer...quando me referi a temperaturas "vergonhosas" referia-me no geral, quer litoral quer interior, e em relação ao normal para Agosto. Não duvido que ontem a Amareleja por exemplo também tenha atingido 34º. Mas em relação às médias lá verificadas, não deixa de ser "vergonhoso" :D E também nao quis dizer que aqui esta região costeira do Algarve tenha sido o ponto mais quente do país, apenas quis realçar o quão particular é o clima da zona, que num dia em q o resto do país tem minimas e maximas abaixo da média, aqui se faz sentir calor um dia inteiro num regime de ventos e humidade que nada tem a ver com o restante território. :thumbsup: Mas já que trouxeste isso à discussão, e não estou a afirmar nada, não me admirava que o sotavento tivesse sido o ponto quente de Portugal no dia de ontem. Não sei se já cá estiveste...mas o fohen aqui faz-se sentir e bem, mesmo quando nao há grandes massas de ar quente no interior do país... ;) Mas atenção, não estou a afirmar nada, é questão de se ir ver nos registos :thumbsup:

Fui ao IM e nem a Amareleja nem Elvas ultrapassaram os 32,5º... :D Mértola e Alcoutim também andaram nos 30º... Afinal não estava mto enganado, e aqui dá pra ver que não é preciso uma massa de ar quente no interior algarvio e alentejano para se fazer sentir fohen. Aliás, penso que a característica do fohen vá de encontro a isto: a sotavento de uma cadeia montanhosa (nao é que o Caldeirão sejam os Alpes... :lmao:, mas também serve), o ar desce, seca e aquece. Ou seja, não é necessário que este CALOR do outro lado :)

Fui ao IM e nem a Amareleja nem Elvas ultrapassaram os 32,5º... :D Mértola e Alcoutim também andaram nos 30º... Afinal não estava mto enganado, e aqui dá pra ver que não é preciso uma massa de ar quente no interior algarvio e alentejano para se fazer sentir fohen. Aliás, penso que a característica do fohen vá de encontro a isto: a sotavento de uma cadeia montanhosa (nao é que o Caldeirão sejam os Alpes... :lmao:, mas também serve), o ar desce, seca e aquece. Ou seja, não é necessário que este CALOR do outro lado :)

quando estou de ferias em santo andre, em situaçoes de levante tb ocorre fohen pq o vento ao subir a serra de grandola(300/400m) e ao desce-la aquece e as noites toram-se horrendas (25 graus as 10 pm!!) e de dia ficam 38 graus .
segundo a minha experiencia isto acontece (com esta intensidade) umas 5 vezes por decada.
mas todos os anos acontesse mesmo q com pouca intensidade

Bom dia!:D

Por cá, a mínima foi mais alta do que a de ontem...:hehe:, com 15,3ºC pelas 7:19
Neste momento tenho 19,9ºC
Humidade a 59%
Pressão a 1018 hPa
Vento a 20,1 km/h

O céu está muito nublado por cirroestratus e cumulus...

Parabéns palas 100 mensagens Dave!:D

Aqui a temperatura tem vindo a descer depois de ter ido aos 20,7ºC... pelo que neste momento tenho 20,3ºC:D

O céu continua muito nublado, mas os cumulus desapareceram quasepor completo, pelo que agora perssistem os cirroestratus

Vento a 19,4 km/h

Boas, por aqui, sigo com 25.2ºC, céu com algumas nuvens altas, e tive uma mínima de 16.6ºC.:cold:

E não é que por cá, tenho neste momento 20,2ºC?:huhlmao::huhlmao:

O céu está práticamente encoberto, por cirroestratus
A humidade está nos 52%
A pressão está nos 1018 hPa
Vento a 12,6 km/h