http://www.meteofrance.fr/actualites/32946570-extreme-orient-vague-de-froid-exceptionnelle
Extremo Oriente: onda de frio excepcional
2016/01/26
O Leste da Ásia saindo de uma particularmente intensa onda de frio. Primeiro presente no norte da China e Mongólia no final da semana passada, uma massa de ar frio, de origem siberiana, escorregou até o sul durante o fim de semana de 23 de janeiro e 24, trazendo temperaturas excepcionalmente frio mesmo nos trópicos. Domingo, 24 de janeiro, nevou em Macau, Cantão e Hong Kong. Segunda-feira 25, no sul do Japão foi atingido por sua vez, por um frio excepcional, com os principais registros de queda de neve e temperaturas, enquanto que este ar frio também atingiu a Tailândia quando o termômetro não ultrapassou 21 ° C Bangkok com o melhor do dia.
Animação modelo Arpège a pressão ao nível do mar e temperatura da massa de ar a 925 hPa de sexta-feira 22 a terça-feira, 26 de janeiro de 2016. (Clique na imagem para ampliar)
Um ar muito frio veio da Sibéria pólo
Durante a última semana (18 a 22), o frio congelante já na Mongólia e norte da China tem intensificado e do anticiclone presente na Sibéria tem fortalecido e ampliado, com valores de Pressão 1050 hPa muitas vezes acima de fim de semana. Este ar frio começou a se mover em direção ao sul, invadindo progressivamente China no fluxo glacial norte na sexta-feira 22. As temperaturas estavam perto de -40 ° C nos planaltos do leste da Mongólia e norte China, menores valores de 10-15 graus e perto de registros frios normais.
Ofensivas sul de ar frio durante o fim de semana
Em Pequim, o dia 23 foi o sábado mais fria do episódio, com -15,2 ° C de manhã e não mais do que 13,0 ° C durante o dia, um valor inferior de 15 graus ao normal. Nesse mesmo dia, a neve chegou a Xangai, onde o frio, de repente, se intensificou, com o norte / noroeste vento muito frio e seco.Domingo, 24, quando caiu -7,8 ° C, uma temperatura sentida sob a influência do vento, -16. A frente fria chegou ao sul da China com temperaturas excepcionalmente baixas em Canton (1,2 ° C), Macau (2,1 ° C), Hong Kong (3,1 ° C), quando os flocos de neve eram observou-se uma situação sem precedentes por muitas décadas. Em Taiwan, nevou de 400m acima do nível do mar.
Um notável frescura para a península da Indochina
A frente também atingiu o norte do Vietnã e Laos, em 24, com quedas de neve de baixo nível. A chegada do frio era brutal: em Luang Prabang, uma cidade de planície ao norte de Laos, que passou de um máximo de 33,5 ° C sábado 22-8,5 ° C apenas no "soft" segunda-feira 25. A parcela deste muito intensa frente fria foi sentida mais no sul de Bangkok, onde o termômetro perdeu perto de 20 ° C entre sábado 23 e segunda-feira 25 de manhã (34-16 ° C) .
O Japão também afetado
O frio siberiano também se espalhou para o sudeste e afetou a Coréia, e arquipélago japonês invulgarmente sul. Nós, portanto, observado -18 ° C segunda-feira em Seul, 12 graus abaixo do normal.No mesmo dia, no Japão, houve neve no sul da ilha de Okinawa pela primeira vez em 50 anos, e mediu 17 cm de neve mais ao norte, em Nagasaki, um recorde para esta cidade. Recordes absolutos frias foram criados no sul do Japão Segunda-feira 25 com, por exemplo, -8,1 ° C em Fukuyama, perto de Hiroshima ou -3,3 ° C para Makurazaki, no extremo sul do Ilha de Kyushu, a maior ilha no sul do arquipélago.
Trazer vida de volta ao normal
Terça-feira 26, as temperaturas continuam a subir no sul. Notou-se, por exemplo pós-12: 27 ° C em Banguecoque, depois de mais uma manhã muito fria (15 ° C). Em Hong Kong, o termômetro atingiu 13 ° C. Depois de uma manhã até frígida (-7 ° C), Xangai tem experimentado valores significativamente positivas de temperatura durante o dia, com 7 ° C no período da tarde. Ligeiramente abaixo temperaturas normais ainda deve retornar quarta-feira ou quinta-feira 28 27 um nível consistente com os valores sazonais sobre todas estas regiões.
Tradução do Google
Mas dá para ter uma ideia geral da situação. Então isso, por cá, continuamos com temperaturas dos trópicos...