Seguimento Astronomia 2011

Estado
Fechado para novas mensagens.
No brilho (magnitude) a ISS fica muitas vezes atrás dos Iridium flares, atingindo algumas vezes, estes últimos, -8.

Sim, os flares dos satélites Iridum são mais espectaculares, mas também mais difíceis de apanhar. Duram apenas uns instantes e ao contrário da ISS, são muito localizados, por exemplo um flare pode ver-se em Lisboa e já não se ver na Amadora, embora haja imensos satélite Iridum para entreter toda a gente.
Para ver os flares convêm já ter algum treino de observação do céu, saber exactamente para onde olhar no instante em que ocorre, e claro, ter o relógio impecávelmente certo. No mesmo site podemos ver as previsões dos flares, e para estes flares é mesmo importante fornecer a localização com a melhor precisão possível.




Boas.

Pessoal, digam-me uma coisa, as horas que aparecem aqui já estão na hora portuguesa ou temos de adicionar uma hora para ficar no nosso horário?

Se puseste correctamente a tua localização é a hora portuguesa (continente), no site diz logo acima dessa tabela "Local Time: Portuguese Summer Time (GMT + 1:00) "
 
Boas

Na segunda-feira passou algo depois das 23h? Eu estava em Quarteira, e reparei que algo passara no céu, não tinha muito brilho, mas passava bem alto, parecia que fazia SE-NW. Já ontem, passava das 23h também, vi também algo, mas com muito pouco brilho, e só vi por breves segundos. Desta vez parecia que fazia NW-SE.
 
Noite interessante para observar o céu, de facto! :D

Num breve período de observação, nos últimos 20 minutos, deu para ver uma pequena estrela cadente, um iridium flare :D, e mais uns quantos objectos a deambular em várias direcções (satélites, julgo eu), com fraca luminosidade, mas o suficiente para os seguir no céu. E alguns aviões, claro... Pena a lua já estar a nascer, vai dificultar a observação a partir de agora.
 
Entre Setembro e Outubro, a NASA prevê que um satélite com mais de 20 anos atinja a terra

Desconhece-se exactamente o local, mas sabe-se que os restos mortais do Upper Atmosphere Research Satellite (UARS) vão desintegrar-se e cair na superfície da terra entre os meses de Setembro e Outubro.

Apenas 544 quilos de metal das 5.9 toneladas do equipamento vão entrar na atmosfera - menos do que a estação espacial russa Mir (123 toneladas), que caiu em 2001, ou do Skylab (91 toneladas), em 1979.

A probabilidade de atingir alguém é de 1 em 3200, mas a NASA mantém a vigilância: "Desde o fim da corrida do espaço que reentram regularmente na atmosfera objectos, sem que ninguém tenha sido atingido até à data", lembrou Gene Stansbery, "mas isso não significa que não estejamos preocupados", acrescentou.

http://www.youtube.com/watch?v=Amib9Gf7syI&feature=player_embedded#!

Sábado
 
Re: Seguimento Litoral Centro - Setembro 2011

Ui! Acabei de ver não sei se uma estrela, se um meteoro se o que raio que tenha sido em direcção a Norte, tendo desaparecido ainda no céu. Estava por acaso à janela virado a Norte quando vi um reflexo a piscar nas nuvens, flashs esses que cobriam o horizonte todo e logo à partida pensei tratar-se de trovoada...mas nesta altura? :lmao: Depois é que reparei mais em cima que vinha algo muito brilhante e bastante perto :w00t::w00t:

Por aqui sigo com 22.3ºC.
 
Re: Seguimento Litoral Centro - Setembro 2011

pessoal avistei um relampado e respetivo sob lisboa
:eek:

Não foi um relâmpago rapaz, lê o que escrevi em cima! :w00t:
 
Estado
Fechado para novas mensagens.