AnDré
Moderação
O Correio da Manhã fala já em 82 mortos.
Rio de Janeiro: Temporal já fez 82 mortos (ACTUALIZADA)
As fortes chuvas que assolam o estado do Rio de Janeiro há mais de 15 horas já provocaram a morte de 82 pessoas e mais de 89 feridos. O governador Sérgio Cabral já declarou o estado de emergência.
O secretário estadual da Saúde e Defesa Civil, Sérgio Cortês, disse ao diário 'O Globo', que neste momento há mais de 58 feridos, cerca de 20 pessoas que se encontram desaparecidas e oito bombeiros que ficaram gravemente feridos durante uma operação de resgate.
Sérgio Cortês disse ainda que a maioria das mortes ocorreu nas zonas de risco e pediu a todos os que moram em locais que correm o risco de sofrer um deslizamento de terras que abandonem as suas habitações e liguem para os bombeiros.
De acordo com o site brasileiro 'O Dia', mais de 200 pessoas estão desalojadas em todo o estado do Rio de Janeiro.
Um deslizamento de terras no Morro da Chacrinha, na Barra da Tijuca, provocou a morte de 4 crianças, com idades entre os 5 e os 13 anos, que não conseguiram sair a tempo da casa onde se encontravam.
Os tribunais, universidades, câmaras municipais e estaduais, o Ministério Público Estadual e a Defensoria Pública estão encerrados.
De acordo com a imprensa local, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, apelou aos habitantes que evitem sair de casa e afirmou que a maior preocupação no momento diz respeito às habitações que se encontram em risco devido aos deslizamentos de terras.
A Defesa Civil municipal declarou o estado de alerta às 17h00 (hora local) da passada segunda-feira e a Secretaria municipal da Educação informou que as aulas estão suspensas até que a situação melhore e permita a deslocação das pessoas pelas ruas.
O aeroporto de Santos Dumont, da cidade do Rio de Janeiro, está fechado enquanto o aeroporto Internacional Tom Jobim tem cancelado os voos porque os passageiros não conseguem chegar até ao local.
Uma turista francesa disse à imprensa local que o Rio de Janeiro não está preparado para este tipo de desastres naturais e que a realização dos Jogos Olímpicos poderá vir a ser “um problema”.
ANGRA DOS REIS
A chuva intensa provocou a queda de árvores e o deslizamento de terras sem deixar feridos. De acordo com a Defesa Civil pelo menos 30 casas foram inundadas pela água acumulada das chuvas.
NITERÓI E SÃO GONÇALO
Os deslizamentos de terra já provocaram a morte a 33 pessoas em Niterói e a 9 pessoas em São Gonçalo. O trânsito está cortado em vários pontos da cidade devido a estradas bloqueadas e a viaturas inundadas.
RIO DE JANEIRO
A quantidade atípica da água das chuvas tem provocado um constante deslizamento de terras na capital de estado. O trânsito da movimentada cidade está congestionado em diversas zonas devido à queda de árvores e ao excesso de água que já alagou várias ruas e avenidas.
O governador Sérgio Cabral já declarou o estado de emergência.
Correio da Manhã