Calor supera 40°C em vários municípios brasileiros
A tarde deste domingo (12) foi novamente de calor intenso em boa parte do Brasil, onde valores máximos de temperatura superaram os 40°C.
A “bolha” de ar quente que permanece estacionada entre o Paraguai, Bolívia e parte do Sul, Sudeste e Centro-Oeste contribuiu para a concentração de calor mais intenso sobre o estado de Mato Grosso do Sul, novamente.
No sábado (11), a maior temperatura havia chegado a 41°C em Coxim, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Neste domingo, a temperatura do ar chegou a 40,1°C em Miranda, 40,5°C em Coxim e 40,7°C em Três Lagoas. Campo Grande também teve muito calor, com máxima de 39°C. Os dados, também foram reportados por estações do Inmet.
Já números de Meteorological Aerodrome Report (METAR) indicaram temperatura máxima de 40°C, no município de Bonito.
Em Mato Grosso, o calor chegou a 40,1°C em Rondonópolis e a 41°C entre Várzea Grande e Cuiabá, no Aeroporto Internacional “Marechal Cândido Rondon”.
Em Tocantins fez 40°C em Paranã, no sul do estado. O mesmo valor foi aferido, também via dados de aeródromo, em Teresina, no Piauí.
E no norte do Paraná, o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) registrou temperatura máxima de 40,1°C em Cianorte, a maior desde 2002.
O calor ainda foi muito intenso, com valores entre 37°C e 39°C em várias cidades do Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Ceará, Piauí, Maranhão, Pará, Tocantins, Goiás, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.
Além de calor intenso, várias cidades destes mesmos estados tiveram uma tarde muito seca, com umidade relativa do ar, em sua grande maioria, oscilando entre 12% e 20%, apenas, o que caracteriza “estágio de alerta”, segundo normas da Organização Mundial de Saúde (OMS).
(Fonte da informação: De Olho No Tempo Meteorologia)