Sigo com -4ºC e agora neva persistentemente.
Acumulou mais uns 3cm a juntar-se a uns 30cm das últimas 24 horas.
O meu objectivo agora é ver se atingimos os 100cm; para já estão acumulados uns 55-65cm. Mas aqui é normal chover por vezes forte e derreter tudo, algumas vezes durante o inverno.
- - - - - - - -
Agora os factos climáticos. Este inverno está a ser o mais frio (e com mais neve) em qualquer coisa como 10-15 anos; os últimos invernos estavam a ser cada vez mais quentes e com menos neve (o aquecimento global é muito mais dramático e evidente nas regiões polares).
No entanto, os islandeses mais velhos recordam-me que estes eram os invernos normais de há umas décadas atrás. E confirmei esse facto olhando para os registros do IM. Curiosamente já o verão de 2011 foi o mais frio e seco das últimas décadas, enquanto o verão de 2010 tinha sido quase recorde em termos de elevadas temperaturas. Mas estas variações são normais dentro do clima islandês.
Tudo depende do quanto a entrada de ar quente (da corrente do Golfo) entra de sudoeste, e do quanto ar polar entra desde a Gronelândia. Isso depois, resulta em pressões ora baixas, ora altas, que afectam imensamente a temperatura. Entradas de sudoeste, trazem a temperatura acima dos zero; entradas polares enviam as temperaturas abaixo dos dez negativos.
Creio que isto poderá ter a ver com a entrada da oscilação do atlântico norte na fase fria, o que significará temperaturas mais frias nas próximas duas décadas (provavelmente resultante da menor actividade solar nas últimas décadas). Historicamente, a Islândia teve um período muito mais quente há 1000 anos atrás, altura em que eram crescidos cereais aqui (impossĩvel hoje em dia). Os glaciares estavam muito mais recuados. Depois por volta de 1700, a ilha esteve praticamente para ser abandonada, devido ao avanço dos glaciares e clima extremamente agreste (verões frios). Agora, os glaciares estão a meio-termo, em recuo acelerado, tendo recuado imenso mesmo após este último verão (talvez devido ao facto de o inverno de 2010 ter sido quente e o ano de 2011 ter sido seco).
Para já, a jet stream parece estar forte o suficiente para evitar que este ar polar entre para a Europa (o que faz com eu leve com o frio, e vocês com tempo ameno). Assim que a jet stream ceder, e uma alta pressão se mover da Gronelândia ara leste, o ar polar invade a Europa e o padrão vai trazer-me temperaturas mais quentes.