Eu posso responder-te a essas questões.
Os
carros: Abaixo dos -10ºC convém não usar travão de mão, pois este congela. Quando inicias o carro, tens que o ligar por 10 minutos, porque se a água congelou dentro, pode causar sobreaquecimento no motor. O uso de anticongelante é necessário mas o combustível não congela (mesmo o dos aviões só congela com temperaturas na ordem dos -80ºC).
Conduzir é bastante seguro, só com temperaturas à volta dos zero é que existe perigo pois o carro ganha pouca tracção no gelo. Temperaturas abaixo dos -5ºC fazem que a estrada tenha quase a mesma tracção que uma estrada normal (nunca é a mesma coisa é claro). Aqui não se usa sal (ao contrário do resto da Europa), pois a neve é tanta que não funciona. Os limpa neves tentam limpar o mais que podem, mas por vezes não chega. Assim, no inverno é frequente conduzir-se sobre camadas espessas de neve e gelo. Tu vais a conduzir sempre a deslizar, mas desde que não traves e vires ao mesmo tempo, está tudo bem.
Baterias: sim, quando levo a máquina fotográfica em dias muito frios, a bateria dura pouca tempo. Com temperaturas abaixo dos zero e freezing rain (sim por vezes chove com temperaturas negativas), também se torna muito complicado caminhar no solo (aqui usámos uns picos metálicos nos sapatos para não ser problema, se não é um tombo de 10 em 10 segundos, é como patinar num ring de gelo).
Outras
curiosidades: a roupa por vezes congela e fica dura. E se for com o cabelo húmido, este fica congelado e completamente branco quando faz frio e vento. Por vezes em poucos segundos. É muito engraçado. Com temperaturas bastante baixas, o nariz também ganha gelo nas pontas. Isto não são situações extremas, são a normalidade do clima dos países nórdicos e do leste. Se houvesse em Portugal, o único problema seriam as estradas e o aquecimento nas casas, o que seriam dois grandes problemas.
MSantos: tens que tentar o truque de atirar água a ferver ao ar!
É um espectáculo... A ver se chegas à barreira dos -30ºC.
Valores baixos: Olha, MSantos, uma coisa que te posso dizer, é com temperaturas muito baixas, a temperatura varia imenso de local para local, mesmo locais a 100 metros uns dos outros, dependendo do relevo e geografia. Aqui frequentemente uma estação pode medir -25ºC e outra -15ºC estando a poucos kms uma da outra. Sobretudo os vales arrefecem bastante! A ausência de vento e céus limpos são também outros dois factores que ajudam a temperatura a descer muito.
Sigo com -6ºC e céu encoberto.
Miguel, relativamente a essa experiência tão extrema, que a grande maioria de nós nunca viveu... como tem sido o dia-a-dia relativamente aos automóveis, por exemplo? O combustível chega a congelar? Há dificuldades na ignição? A tua estação, por exemplo, tem sensor exterior com baterias? Se sim, elas têm dado chatices?
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