Seguimento Europa 2012

J.S: eu não tenho interesse em discussões do género do quem é mais frio ou mais quente.

There are many things I do not like to argue about either, what is the use of bringing that up?

Eu também não vivo em Reykajvík mas sim a meio caminho do interior da ilha. Portanto eu relato os meus dados daqui.

aha..that changes things. So it is not reykjavik we are talking about actually.

Claro que se sabe que o clima de cá é bastante ameno para a latitude que é, e espero que assim se mantenha. Aliás aqui os islandeses gostam do "global warming",

well..the summers are pretty pitfull of course over there. 13 C on avaerage is a bit cold.

Até agora tive uma mínima de inverno de -20ºC, uma máxima de +6ºC, e uma cobertura de neve no solo de 68 dias seguidos, entre 25 de Novembro e 1 de Fevereiro, com altura máxima de 91 cms.

Wow! Nothing to complain I think! But this will not be the case in reykjavik I guess. From what I know thevery mild part, probably because of the mountaineous character of Island is confinded to just the first few km?

You were first in Vienna. is this also just for the time being that you are over there?

Hmm, estive 3 anos em Viena, e este é o segundo ano e inverno que passo aqui. Antes também vivi na Holanda 1 ano.

O inverno passado foi menos agressivo que este (teve camada máxima de 40cm de neve), mas não tenho muitas dúvidas, pela experiência destes 3 países que tive, os Invernos que tive aqui foram os mais agressivos que alguma vez tive (a nível de temperatura, neve e vento).

Mas creio que a Escandinávia é mais dura com quantidade de neve e também o frio. E o leste Europeu com as suas temperaturas muito baixas, que muitas vezes chegam também à Europa (Holanda incluída)

Em Reykjavík, neva bastante mas também chove bastante (o vento muda muito de direcção e com isso a temperatura!) e portanto nunca chega a acumular muito. Isso rapidamente muda para o interior, mas apenas devido ao afastamento do mar (eu vivo a apenas 70 metros de altitude).

O mais agressivo são os ventos, que não têm comparação com o resto da Europa. Aqui são vulgares as tempestades com ventos de 100km/h no inverno (por vulgares, digo, ocorrem em média 1-2 vezes por semana). E isso traz sensações térmicas muito baixas quando estão temperaturas negativas.

Aqui é frequente estar um dia -15ºC durante a tarde, e no ínicio seguinte começar o dia com +2ºC e a chover (e vice-versa). Tudo devido a ventos diferentes. Na Europa o clima de inverno é muito mais estável.

Wow! Nothing to complain I think! But this will not be the case in reykjavik I guess. From what I know thevery mild part, probably because of the mountaineous character of Island is confinded to just the first few km?

You were first in Vienna. is this also just for the time being that you are over there?

Burgos perdeu hoje a neve. Bastante notavel Burgos, ja que estivo 9 días com neve, igualando os 9 días do inverno anterior em Soria. Eu pessoalmente jamais vi uma cidade espanhola com mais de 10 seguidos com neve no solo.

As demais cidades com fama de nevosas, en realidade vilas de 10.000 habitantes, nao tiveram tanta sorte: Reinosa somente conseguiu 4 días seguidos com neve no solo e Jaca nem sequer isso. Em uma das vagas de frío mais fortes dos últimos anos.

Soria este ano tampouco tem sorte com a neve.

Enquanto em Reinosa 850 metros, autoproclamada cidade mais nevosa de Europa pelo meu caro compatriota, em meio da vaga de frío a neve nao conseguiu superar os 4 días de permanencia no solo (antes da vaga de frío em todo outono/inverno somente teve 1 día com neve no solo que permaneceu umas poucas horas)

em Sofia 540 metros, Bulgaria, ja quase 2 meses com neve no solo

Sigo com +6C após máxima de +7ºC.

No leste e no norte do país, as temperaturas atingiram 15ºC, que são mais próprias de máximas de verão.

Creio que foi batido um novo máximo histórico em Fevereiro.

Aqui sigo uma violenta tempestade resultante da entrada de novo ar polar húmido.

Há uma hora atrás, o vento soprava constantemente a 80km/h, e a temperatura estava nos +1ºC a chover.
Depois entre as 22h30 e 23h, a frente entrou, e a temperatura desceu aos 0ºC em poucos minutos e o vento atingiu 100km/h, uma verdadeira violência, em simultâneo com essas rajadas de vento a neve começou a cair com intensidade.

Agora abrandou mas já se formou uma camada pequena branca. Uma diferença incrível em apenas 5 minutos, passou-se do zero a uns 4cm. Foi um momento de grande beleza ver essa transição acompanhada de uma grande violência meteorológica. Uma típica tempestade polar.

A pedido de uma amiga, alguém me pode confirmar qual a situação actual em Andorra e para a semana de 17 a 22 de Fevereiro?
Em princípio estará muito frio mas com pouca queda de neve nessa altura. Confirma-se?

Em Andorra cidade (1000 metros) agora nao há neve, mas sim nas estaçoes de ski

Webcam Andorra cidade
http://es.webcams.travel/webcam/1261497545-Tiempo-Andorra-L'Obac-2-les-Escaldes

Webcam estaçoes de ski
http://andorrawebcams.andorramania.com/mapaandorra.php

Dia com bastantes períodos de neve. Máxima de 0ºC, Mínima -2ºC.
Voltou a ser um dia branco.

O ranking das capitais europeas este inverno 2011/2012 segundo Ogimet (nome do aeroporto/estaçao cando há mais de um/uma).

Riga -30.4ºC
Helsinki -28.7ºC
Moscow -28.5ºC
Tallinn -27.3ºC
Minsk -27.1ºC
Vilnius -26.9ºC
Kiev -26.8ºC
Bucharest -24.1ºC
Belgrade (Surcin) -24.0ºC
Oslo (Gardermoen) -23.6ºC
Warsaw -23.1ºC
Chisinau -22.2ºC