Para ser sincero, não há assim muita crise aqui no país, como se fala. Ainda é fácil arranjar emprego, embora não tanto como dantes (nem tão elevados salários como dantes). Existe bastante optimismo aqui. A ausência do clima de crise vê-se por exemplo nas notícias da TV. Para mim parece que estou a viver num mundo diferente do da Europa.
Aventuras meteorológicas: sem dúvida. Portugal é um país mais solarengo e de clima estável, embora em alguns invernos também tenha boas tempestades (mas mais chuva intensa, sem o vento e a neve da Islândia). Aqui também é bom para quem gosta de estar isolado, de natureza, glaciares e de vulcanismo. Mas um grande senão é não haver um verão.
O que ocorre agora é um bloqueio enorme e prolongado desde Portugal ao Reino Unido, e assim não entra a jet stream com as suas depressões.
Elas estão a passar todas aqui, e isso tem causado um inverno bastante chuvoso aqui (e bastante neve também). Algo que não aprecio muito, porque me impede de ver auroras boreais, por exemplo.
Li um estudo cientifico outro dia que afirmava que os bloqueios e entradas polares de 2009-2010, 2010-2011 e 2011-2012 foram devidas a maior actividade vulcânica a altas latitudes, e também à reduzida actividade solar. É certamente uma hipótese a considerar.
Sigo agora com 0º e neve fraca. Mais uma tempestade aproxima-se. A máxima foi de +3ºC.
Quanto à seca portuguesa, creio que os nossos compatriotas podem inspirar-se um pouco nos exemplos dos israelitas, um povo que vive num clima extremamente seco, mas com um país próspero a nível de agricultura.
De facto Irpsit...A Islândia é uma autêntico parque de aventura meteorológica.
Dia sim, dia não lá nos trazes mais notícias de tempestades e afins.
Bolas, e nós a ver a banda passar!
As emoções que descreves são muitas. Já estou a ver muitos
meteorologicómanos a querer emigrar para esse pequeno país tão a norte. Não fosse a crise que atinge a Islândia e alguns de nós veriam como forte hipótese a emigração...Só para assistir
in loco a essas "barbaridades" climáticas.