Há que contrastar os dados de vento antes de dizer barbaridades de rajadas de quase 200 km/h cando en realidade apenas atingem os 50 km/h.
Essas estações estão expostas ao vento?
Desde sexta-feira que o índice de produção eólica em Espanha tem estado altíssimo.
Valores de produção na ordem dos 11-13GWh!
Valores desses são impossíveis com ventos de rajada até 50km/h. eheh!
Para valores assim são precisos pelo menos ventos médios de 80km/h. Pelo menos. E estou a falar de valores médios, não de rajadas.
Se as estações de que falam estiverem no alto das serras, expostas ao vento, rajadas na ordem dos 150km/h não seriam de espantar.
O Inverno mudou de mês. Grande cavamento de um ciclone extra-tropical a Oeste da Escócia.
Eu nao discuto nem tenho que probar nada cando ja AEMET publicou os dados de essas estacoes e se AEMET di que a rajada maxima em Vinuesa foi de 50 km/h é assim. O enlace aos dados oficiais esta posto anteriormente. Pek como muitas outras vezes nao esta a dizer a verdade. Cardaño tinha ontem uma grande nevada, e hoje nao tem nada porque choveu practicamente em todas as cotas, e hoje nao tem nada com essas fotos que sao de ontem.
Estou tranquilo porque sempre uso dados oficiais e webcams em tempo real.
E amanha segiluirei a usar as webcams.
Não é uma questão de ter de provar, Ferreiro.
Como o stormy disse, o erro está nas unidades. O nosso IM por vezes também confunde isso, o que gera uma enorme confusão.
Se reparares os valores que vocês referem são os mesmos: 52 e 48.
Resta saber as unidades, se m/s ou km/h.
Pessoalmente, e dado os índices eólicos, acho impossível que a rajada máxima da rede da AEMET tenha sido somente 52km/h. A não ser que as estações estejam todas em buracos protegidos do vento.
Por outro lado, e olhando para a localização da estação de Vinuesa, acho extremamente improvável que tenha registado um valor de 185km/h.
Se repararem na sua localização, a estação apesar de estar a quase 1200m de altitude, está totalmente encaixada num vale cujas montanhas superam os 1800m de altitude. Além de que está protegida do vento de norte e noroeste, tendo sido essa a direcção predominante.
Acredito em valores dessa ordem no alto daquelas serras. Não naquele vale.
-------------
Quanto à neve, estão a falar de localizações diferentes em encostas diferentes.
As encostas norte receberam um brutal carregamento de neve, ao contrário das encostas sul.
Portanto, sobre isso, não vejo discussão possível.
Los datos de viento de Vinuesa y Aranjuez ofrecidos ayer se obtuvieron de la página web de AEMET. Otra cosa es que hoy los hayan retirado porque les chirriaban o simplemente eran erróneos/erratas. Pero que conste que ayer hasta la noche estaban colgados en la página oficial. Tan es así que fueron ofrecidos en el espacio de El Tiempo de TVE1 ayer a eso de las 16:00 horas.
Como muestra os dejo los datos de TiempoDiario.com que recopila los datos directamente de la página de AEMET y que si buscamos las rachas máximas de viento de ayer nos ofrece esto:
![]()
![]()
http://www.tiempodiario.com/ranking...rovince=&max_items=10&search=Calcular+ranking
http://www.tiempodiario.com/tiempo/2012/04/16/?order=t.racha-DESC
Nota: 51,3 m/sg (lo que pone para Vinuesa) son 184,68 km/h, y 47,7 m/sg (lo que pone para Aranjuez) son 171,72 km/h.
Poco más que añadir...
Ferreiro, o Pek já forneceu dados oficiais.
Não entendo a teima.
Ferreiro, o Pek já forneceu dados oficiais.
Não entendo a teima.