Seguimento Europa 2012

Na Sport tv está a dar o jogo freiburgo X Dortmund e neva com intensidade.
 
Foto tirada hoje por um amigo meu que vive em Luzern, Suíça.


269952_494809080543479_1214805747_n.jpg
 
Pelo contrario na Espanha nenhuma cidade teve neve, nem sequer as mais elevadas como Soria, Ávila, Segovia, León, Teruel ou Burgos.
Somente têm neve algumas aldeias a muita altitude como Llánaves (na cordilheira Cantábrica) a 1400 metros, ou Cerler (nos Pirineos a 1500 metros. Mas a esta hora ja pouca coisa. Em vilas a menor altitude caeram flocos, aínda que de novo pouca coisa. Tam pouca que no foro espanhol Meteored ninguem conseguiu publicar uma foto.

CERLER 1500 metros


LLANAVES 1400 metros
 
A neve este ano chegou muito mais cedo à Europa que no ano anterior, no ano passado tive em Bialystok no Nordeste da Polónia e a neve só chegou em Dezembro, tenho informação que já nevou bastante por lá este ano;).

Se quiserem acompanhar o tempo nesta cidade polaca, webcam de boa qualidade: http://oognet.pl/content/details/775
 
Este episódio trouxe o frio bem mais cedo que em anos anteriores. Até aqui tivemos valores de temperatura que já há várias décadas não ocorriam logo em Outubro.
 
De facto eu já seguia esta entrada invulgar do frio há já algum tempo. Há duas semanas atrás reparei que havia uma persistente tendência de norte aqui na Islândia que parecia estar a querer invadir a Europa.

Por acaso ando um pouco afastado do fórum e acabei por nao reportar isso.

Aqui na Islândia a temperatura já caíu aos -19°C no interior do país, que é bem drástico para esta altura do ano. O mesmo ocorreu no norte da Suécia. Reparei nesta tendêndia persistente da entrada polar.

O mais extremo de tudo, é que esta tendêndia de entrada polar vai agravar-se mais, segundo as previsoes da próxima semana: a temperatura aqui na Islândia vai cair bem mais, e a entrada polar vai intensificar (com vento forte de norte para os próximos 6 dias na Islândia, e inclusivé tempestuoso).

Neste momento sigo com +1°C e céu encoberto, mas a temperatura vai dar uma queda considerável já amanha.

Decerto esta entrada polar, a tornar-se progressivamente mais agressiva, vai trazer um Novembro bem extremo para a maioria do Europa continental.


A neve continua o seu avanço para sul. Esta manhã cai neve em cidades como Liubliana e Zagreb.
 
Mas tudo dependerá do quanto o ar atlântico entre também na Europa.
 
Estive na Finlandia a passada semana e assisti ao primeiro nevão da temporada. Realmente foi muito bonito acordar e ver tudo branco. Medo foi ontem à noite a ir de Lahti para Tampere a nevar e numa escuridão brutal...