Seguimento Europa 2012

Muita chuva na Galiza, mais de 300 mm de chuva nos últimos días nalgumas vilas galegas, como Rois (A Coruña).
Pelo sul do país temperaturas altas, acima dos 24ºC na provincia de Murcia.
 
Sigo pela Islândia. Temperatura à volta dos -5ºC constantemente. Ar seco e limpo.

No entanto, os modelos, apesar de indicarem algum ar quente e húmido nos próximos dias, indicam a longo prazo frio brutal em todo o Árctico, mas mais vindas do bloqueio siberiano.

Neste momento, na Sibéria o bloqueio aproxima-se dos 1060mb, e as temperaturas dos -55ºC. O bloqueio vai trazer frio brutal para a Ásia nas próximas semanas e Europa de Leste (temperatura na ordem dos -20ºC a -30ºC desde a Áustria à Polónia)

Isto segundo os bloqueios trazer a jet para latitudes baixas como Portugal, e criar uma situação de NAO negativo aqui na Islândia, que em geral costumam ser propícias a vagas polares.

Vamos a ver o que Janeiro trará.
 
Sigo com um grande derretimento.

Ontem a temperatura andou pelos -10ºC a -7ºC, e à noite estavam mesmo -9ºC. Mas durante a madrugada entrou uma nova e extensa massa de ar quente e húmido do Atlântico, de sul, e portanto a temperatura subiu imenso. Neste momento +5ºC.

Há locais já com +9ºC.

Entretanto uma estação do interior registou em pouco menos de 12 horas uma subida desde os -15ºC até actualmente aos 0ºC!

A neve (que já era pouca) está a derreter.
O dia está ventoso, nublado mas nem sequer caíu uma pinga ou floco. Mas já se sente o ar agradável, sem frio.
 
Sigo com +5ºC, mínima e máxima.

Ontem o dia rondou entre os +3ºC e +7ºC e choveu bastante à noite. Toda a neve derreteu, inclusive na maioria das montanhas em redor. Vento constante de sudeste (e entrada de nuvens de sul, desde o sul da Europa)

Junto à costa a temperatura ronda os +11ºC.
 
Boas..

Por Viena sigo com 1.0°C e neve fraca, a temperatura desde ontem ás 19h variou entre +1 e -1°C.


Esta regiao do extremo leste da Austria em conjunto com uma faixa orientada desde os Balcaes até ao Baltico está a ser afectada por uma grande regiao de frontogenese onde a massa de ar atlantica choca com ar polar continental vindo da Russia, criando uma faixa onde deverá haver precipitacao forte, sob forma de neve em alguns pontos onde há acumulacao do ar frio e seco por baixo do ar quente que deverá passar acima dos 850hpa ( ontem via-se bem isso desde o aviao..fantastico..hehe)

Bom..até Domingo pela manha preve-se neve por vezes moderada a forte, que passará a chuva forte com vento de NW com rajadas até 60km.h na tarde de Domingo, quando se preve que a frente passe de vez....mas quanto a isso nao há certezas absolutas...se o ar quente demorar mais um pouco poderemos ter uma tempestade de neve pelo menos durante metade do dia de Domingo...veremos..
 
Vaga de frio no Leste Europeu e Ásia continua. Frio brutal.

A zona de Yakutsk chegou já aos -55ºC, e ronda os -44ºC.

Moscovo têm rondado os -20ºC, ou ligeiramente mais baixo.

Na Ucránia, o frio já matou quase uma centena de pessoas, com temperaturas entre os -20ºC e os -30ºC. No entanto, o frio parece nao passar da Europa de Leste para a Europa central. Pelo menos não em breve.

Na Escandinávia, o frio intenso ainda não chegou. As capitais rondam os -10ºC e o norte da península ronda os -25ºC. Frio mas normal para esta época do ano.

Os modelos prevêem que o ar siberiano comece na próxima semana a varrer para oeste a Escandinávia e depois aqui a Islândia. Daí em diante abre-se o caminho, para uma vaga de frio no resto da Europa pata Janeiro, mas tudo depende da entrada de ar atlântico.

Aqui na Islândia sigo com temperaturas muito elevadas para a época, mas é temporária. Sigo agora com +3ºC e chuva fraca. Tudo por causa de ter a jet stream a entrar de sul.

No entanto as previsões automáticas dão temperaturas na ordem dos -20ºC para depois do Natal, com a chegada desse ar frio. Inclusive os modelos prevêem até -35ºC, o que aproximaria do recorde absoluto da Islândia. É excitante ver essas previsão!

http://en.vedur.is/weather/forecasts/areas/eastfjords/
 
Pois toda a Europa vai tremer de frio para Janeiro mas pareçe-me que pelo país vai ser a massa de ar atlântico a ganhar mais uma vez, mas também prefiro chuva e neve do que frio e tempo seco;)