Vaga de frio no Leste Europeu e Ásia continua. Frio brutal.
A zona de Yakutsk chegou já aos -55ºC, e ronda os -44ºC.
Moscovo têm rondado os -20ºC, ou ligeiramente mais baixo.
Na Ucránia, o frio já matou quase uma centena de pessoas, com temperaturas entre os -20ºC e os -30ºC. No entanto, o frio parece nao passar da Europa de Leste para a Europa central. Pelo menos não em breve.
Na Escandinávia, o frio intenso ainda não chegou. As capitais rondam os -10ºC e o norte da península ronda os -25ºC. Frio mas normal para esta época do ano.
Os modelos prevêem que o ar siberiano comece na próxima semana a varrer para oeste a Escandinávia e depois aqui a Islândia. Daí em diante abre-se o caminho, para uma vaga de frio no resto da Europa pata Janeiro, mas tudo depende da entrada de ar atlântico.
Aqui na Islândia sigo com temperaturas muito elevadas para a época, mas é temporária. Sigo agora com +3ºC e chuva fraca. Tudo por causa de ter a jet stream a entrar de sul.
No entanto as previsões automáticas dão temperaturas na ordem dos -20ºC para depois do Natal, com a chegada desse ar frio. Inclusive os modelos prevêem até -35ºC, o que aproximaria do recorde absoluto da Islândia. É excitante ver essas previsão!
http://en.vedur.is/weather/forecasts/areas/eastfjords/