Seguimento Europa 2015

As serras da Galiza e as montanhas das Astúrias são uma grande barreira nestas entradas de norte e noroeste. O conteúdo em humidade das correntes de noroeste fica-se por lá, é mesmo assim, estamos nestes casos em zona de sombra. As altitudes também são maiores em geral. Escapam no entanto as nossas serras do Alto Minho e noroeste de Trás-os-Montes.

É verdade, e as diferenças são brutais em questão de poucos km´s... ví isso no Domingo... Travancas (Chaves) 850m não tinha neve alguma, Riós, Galiza a 805m já na montanha de Ourense uns km´s mais a norte tinha muita neve... Chega a ser gritante... essa montanhas secam completamente as núvens... cá não chega nada com estas entradas...
 
Fotos recentes de dois cumes com cota 3000m (valor arredondado).

Zugspitze (Alemanha)
2yjx4kx.jpg

KonstantIN Zinevich

Mussala(Bulgaria)

8y86qv.jpg

Petia Burova
 
Bem hoje acordei surpreendido por um nevão maravilhoso! Nevou apenas 3 horinhas mas foi quanto bastou para deixar um manto branco com cerca de 8 cm de neve em todo o lado. Finalmente consegui ver na minha vida algo assim. Ja coloco algumas fotos.
 
Sobre a França e a Europa central a pressão está em diminuição; uma frente activa fria depois de ter atravessado a Irlanda e as ilhas britânicas encontrar-se-à com os países da Europa Central e Península Escandinava atingindo com ventos fortes e seguido de uma massa de ar fria de origem polar marítima, dentro da qual o limite de queda de neve diminuirá até cotas baixas.
 
Parece que a costa Norte/Nordeste espanhola e costa Oeste Francesa vão ser assoladas por vento bem forte lá para o final da semana, inicio de fim-de-semana.

16qhi0.gif
 
Este evento onde moro também está a ser um flop. Pelo menos no que toca à neve! Caiu a apenas qualquer coisa esta noite mas nada de mais! O frio é que é bastante e ainda vai piorar. Pelo menos este Inverno está a ser bem melhor que o ano passado.
 
  • Gosto
Reactions: Paelagius