Não acerto uma não é?
Acusação bastante agressiva. Não tenhas tão baixa autoestima
Não acerto uma não é?
Acusação bastante agressiva. Não tenhas tão baixa autoestima
Estas fotos sempre vão dando para tirar a barriga da miséria Obrigado @Pek e @luismeteo3 por estas partilhas que vão encontrando pela internet do que se passa no mediterrâneo. Inverno bem rigoroso por essas zonas, já por aqui não se pode dizer o mesmo.
Registos impressionantes @Pek!
Eu entendo que a Aemet queira fazer publicidade dos seus produtos de satélite...
... mas usar certos produtos para a chuva estratiforme é coisa de amador e acabam por prestar, sem quererem, um mau serviço.
O comum mortal pode ver baixas refletividades/probabilidades e ter acumulados muito grandes.
Mais a sério, termino escrevendo a quantidade de raios dos últimos dias foi atroz. O tempo está trocado:
Estoy de acuerdo contigo La visión de los satélites es sin duda espectacular, pero la cobertura que se ha hecho de las enormes precipitaciones registradas no ha sido buena, y un usuario medio no consigue ver en muchos de los productos ofrecidos por AEMET la realidad de los grandes acumulados de precipitación generados en este episodio.
A chuva estratiforme pode passar (e muitas vezes passa) despercebida aos satélites. Os radares (dependendo de onde estão localizados) podem acertar na intensidade (ecos fracos) mas depois podem induzir em erro no que concerne aos acumulados. É para isso que existem satélites, radares e estações meteorológicas. Uns complementam os outros.
É verdade que Espanha tem uma população 4 vezes maior (e mesmo as ilhas têm populações muito significativas) mas a AEMET tem uma interação com os utilizadores a anos luz de distância do IM português (e estou a excluir os produtos meteorológicos).
Vou enfatizar o mesmo. Coisas destas não interessam para o utilizador comum quando se tem radares. A resolução é muito baixa e os produtos de 'probabilidades' são muito vagos:
Bem mais interessante (e útil) são animações como estas que mostram os movimentos atmosféricos. A EUMETSAT, em termos de opções de visualização (especialmente exportação das imagens em gif's), é uma quase uma vergonha face à NOAA.
Nas animações do NWC SAF só aparece a Europa continental (e nem dá para exportar as animações). O resto fica a pastar. Os produtos de satélite são enfatizados nos países de 3º mundo por razões óbvias (e devem ser pouco ou nada úteis). Eu vivo no 3º mundo meteorológico e pouco ou nada tenho não obstante estar dentro da cobertura dos satélites europeus e tecnicamente fazer parte da Europa. Nem imagens com pouco desfasamento (SAT24) tenho. É algo quase desconcertante que nem tão cedo será resolvido, creio eu.