Por aqui pela Austria, depois do nevao de anteontem, que depositou 30cm de nova neve (acumulando até 45cm), o tempo está estável, seco e frio mais moderado, cerca de -3°C a -5°C.
A proxima será fria, podendo ter temperaturas abaixo dos -10°C.
Uma frente entra pela Europa na quarta, trazendo inicialmente neve e depois chuva (o que vai causar gelo). Depois regressa a siberiana após o proximo fim de semana!
Assim é a previsao dos modelos para a Europa, até ao final do mes. Deliciem-se!
O GFS aponta a continuacao do frio siberiano na Europa central até amanha ou depois de amanha. Especialmente brutal nos Balcas e Grécia.
Esta semana há uma frente que entra pelo Reino Unido até Alemanha entre dia 11 e 13 (quarta e sexta), e traz algum ar ameno à Europa central, mas é pouca dura. A depressao arrasta ar polar para a Escandinávia (e assim irá desenvolver-se uma nova entrada siberiana na Europa). Em Portugal o tempo persiste seco e fresco.
No fim de semana, o frio siberiano chega até Franca, e talvez a partes da Espanha (mais algum frio em Portugal dia 15) mas ainda nao é o inicio da siberiana em Portugal, ainda se espera alguns dias.
Entre dia 16 e dia 19 (nova semana) é muito frio entre a Alemanha e a Franca. E depois dia 19 a siberiana entra a toda a forca pela Península Ibérica! Nesses dias (19 e 20), sim, quer Portugal quer os Acores recebem frio polar.
Entre 21 a 23, a parte ocidental da Europa recebe algum ar ameno (pode ser a primeira entrada de chuva em Portugal), mas a siberiana está brutal ainda na Europa de leste, especialmente nos Bálticos, e Escandinávia.
Após dia 24, o ar ameno, finalmente, entra e persiste pelo menos em parte da Europa central (mas regressa algum frio pós-frontal a Portugal). Mas por volta de dia 26, parece haver entrada de ar mais húmido e subtropical por Portugal.