Seguimento Europa - 2018

O Mediterrâneo Ocidental fazendo jus à sua fama. No momento terrível mês de outubro, e o que resta...

Na minha casa a tempestade passou com grande intensidade mas muito rápido. Ventos fortes, 17 mm em 15 minutos e sem problemas. É bom não ter obstáculos orográficos nem estar perto de cursos de água nesta área.

Edito: Revisando os dados do aeroporto (menos de 3 km da minha casa) vejo que foram recolhidos 22 mm nesse tempo. Sem dúvida as fortes rajadas de vento (109 km/h na estação AEMET) afetaram a capacidade do meu pluviómetro para oferecer dados confiáveis.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: Cinza e luismeteo3
Sobe para seis o número de mortos nas inundações no sudoeste de França
O número de mortos nas inundações no sudoeste de França subiu para seis, após ter chovido em horas o equivalente a vários meses na região, declararam hoje as autoridades francesas.

https://www.noticiasaominuto.com/mu...e-mortos-nas-inundacoes-no-sudoeste-de-franca
Já são 13 mortos e 1000 evacuados devido ao perigo de rebentamento de uma barragem... está a ser actualizado no seguimento da Europa.
 
  • Gosto
Reactions: Cinza

get


Enquanto o centro do ex-Leslie já passou pela Bretanha (noroeste da França), um baixo separado se desenvolveu mais ao sul ao longo da frente, provocando toda a inundação.
 
get


Enquanto o centro do ex-Leslie já passou pela Bretanha (noroeste da França), um baixo separado se desenvolveu mais ao sul ao longo da frente, provocando toda a inundação.

Penso que o grande problema se gerou com a convergência, nesta região, de massas de ar muito húmido provenientes quer do Atlântico, quer do Mediterrâneo:
i-pZ4v6gz-XL.gif
 
Leslie foi imerso em um sulco em níveis médios e altos com um reflexo em superfície em forma de frente ativada por uma calha profunda, que é o que afetou directamente o Mediterrâneo Ocidental. Ao chegar ao Mediterrâneo, esse sulco tornou-se em uma pequena baixa na Catalunha e Castelló, também em níveis baixos, que favoreceu a abundante precipitação. O mar ainda quente facilitou a formação de tempestades, que a circulação do sul e do sudeste enviou diretamente a Catalunha, Rossilhão, Occitânia e Aragão. Além disso, a contribuição de umidade de Leslie (aumento na água precipitável) e o pequeno giro ciclônico da baixa acabaram criando o coquetel.
.