Seguimento Europa - 2018

Nova atualização (ainda incompleta):

22d807b6c9ce41b6d63f36e312f11a8bo.jpg

Imagens:

- Vinarós (Castelló)

- Vilafamés (Castelló)

- Benicarló (Castelló)

- Entre Vall d'Alba e Cabanes (Castelló)

:eek::rain::bombar::uau:

41 mm - 10 minutos
137 mm - 40 minutos

Ato seguido a estação entrou em colapso e parou de transmitir.

159.2 mm numa hora, é algo surreal. :wacko:

As imagens aqui colocadas têm sido impressionantes!!

Como leigo na matéria, já houve ocorrências semelhantes registadas em Portugal? Qual o recorde registado em Portugal de chuva em 24 horas? E 1h?

Tenho ideia que se algo do género acontecesse em Portugal seria catastrófico.. posso estar a cometer algum erro, mas valores de 160mm numa hora e 400/500mm num evento tão curto em Portugal traria consequências graves ao país...

Nova atualização >200 mm. Dados provisórios (e alguns incompletos):

fa4d0327dd1e0e920fb179514f0fce1eo.jpg

Dados de Vinarós (Castelló)

d3f231f99644aee3462fb2d751486d95o.jpg

Dp5bAcVWoAAjcfq.jpg:large

Esperemos que AEMET possa recuperar os dados restantes para completar e ampliar este recorde impressionante

As imagens aqui colocadas têm sido impressionantes!!

Como leigo na matéria, já houve ocorrências semelhantes registadas em Portugal? Qual o recorde registado em Portugal de chuva em 24 horas? E 1h?

Tenho ideia que se algo do género acontecesse em Portugal seria catastrófico.. posso estar a cometer algum erro, mas valores de 160mm numa hora e 400/500mm num evento tão curto em Portugal traria consequências graves ao país...
Boa noite.
Segundo os dados disponíveis no IPMA, o maior valor em 24 horas foi registado nas penhas da saúde, 220 mm no dia 14/01/1977. Valores horários não são disponibilizados.
Já agora, e para ser completo, temos também os Açores e Madeira. 276 mm nos Açores, Furnas em 03/10/1974, e 277 mm na Madeira, Encumeada em 09/12/1976.

Enviado do meu Redmi Note 4 através do Tapatalk

Penso que há um valor em monchique na ordem dos 400-500mm, provavelmente acumulado distribuído em dois dias. Penso que no mesmo ano das terríveis cheias no Alentejo, portanto final da década de 90. Vou pesquisar.

-----

Entretanto pesquisei, e esse total próximo dos 400mm deu-se em 2 dias separados por quase uma semana. 110mm dia 20 outubro de 1997 e no dia 26 foram registados 274mm em poucas horas.
Nesse mesmo outono, já em novembro, ocorreram as trágicas cheias no baixo Alentejo e na extremadura espanhola.

Valores na ordem dos que estamos a ver no leste de Espanha penso não haver registos próximos sequer em Portugal. São mesmo dependentes de águas bem mais quentes existentes no mediterrâneo, conjugadas com muita instabilidade, e ainda ajudadas pela orografia relativamente elevada em zonas próximas da costa. Condições praticamente inalcançáveis em território português.

Última edição: