https://meteofrance.com/actualites-...k2wY1LqfkKZdAzPYrndTNGpjWgxcmHdkZlKWBMc0MHyoQ
O Contexto: Uma tempestade extraordinariamente intensa e precoce
A tempestade Alex fez um aterro sobre a Bretanha na noite de 1 para 2 de Outubro antes de se dirigir para o Golfo da Biscaia. Alex é o resultado de uma escavação muito rápida de um sistema de baixa pressão sobre o Atlântico, a cerca de 600 km da Bretanha.
Tal escavação foi possível graças a uma forte dinâmica em altitude, e em particular ao "jacto de água". Esta corrente de ventos muito fortes localizada entre a troposfera e a estratosfera tem uma grande influência sobre as condições meteorológicas nas nossas latitudes.
Uma perturbação muito chuvosa envolveu o sistema de baixa pressão mínima e afectou uma grande metade oriental da França.
O fluxo sul associado, carregado de ar quente e húmido, provocou chuvas intensas e tempestuosas nos Alpes-Marítimos e no Var oriental. Foram registados totais excepcionais, mesmo sem precedentes, de pluviosidade.
Totais excepcionais de pluviosidade
Na sexta-feira às 6 da manhã, o departamento Alpes-Maritimes foi colocado em alerta vermelho de "inundação de chuva". A precipitação acumulada atingiu 200 a 350 mm, localmente 450 a 500 mm no interior. A zona costeira foi um pouco mais poupada, com precipitações acumuladas de cerca de 40 a 80 mm, localmente 120 mm.
Durante o episódio, 560 milhões de toneladas de água caíram sobre este departamento, ou seja, cerca de 190.000 piscinas olímpicas.
Em poucas horas, foram medidos os totais recordes de pluviosidade:
500,2 mm em Saint-Martin-Vésubie em 24 horas, ou pouco mais de três meses de chuva. Este valor é um recorde absoluto para o resort e para todo o departamento Alpes-Maritimes ;
380,4 mm em Andon, o equivalente a dois meses e meio de chuva em Outubro;
355,2 mm em Clãs, o equivalente a 3 meses de chuva;
335,5 mm no Coursegoules, o equivalente a 2 meses de chuva;
319 mm em Le Mas, equivalente a 2 meses;
271 mm em Breil-sur-Roya, ou 2 meses;
199 mm em Sospel, ou 1 mês e meio de chuva;
178 mm em Caussols, 1 mês de chuva.
Este vasto complexo de baixa pressão continuará a afectar a França este fim-de-semana, particularmente o norte da Bretanha e a parte sudoeste do país, que será afectada por fortes acumulações de chuva.
Alterações climáticas: episódios cada vez mais frequentes e intensos
A análise dos acontecimentos pluviométricos mediterrânicos extremos ao longo das últimas décadas revela uma intensificação da precipitação intensa (+22% sobre os totais diários máximos anuais entre 1961 e 2015)
e um aumento da frequência dos episódios mediterrânicos mais fortes, especialmente os que ultrapassam o limiar de 200 mm em 24 horas.
Traduzido com a versão gratuita do tradutor - www.DeepL.com/Translator