E confirma-se o Julho de 2022 como o segundo mais seco desde que a Bélgica comecou a fazer registos em 1833. O mais seco continua a ser o julho de 1885. No entanto até nem foi um mes muito quente, já que a temperatura se manteve proxima da média.
O mais interessante é que o julho de 2021 foi um dos mais húmidos de sempre.
A questão do aeroporto de Luton e o termo " a pista derreteu" foi uma utilização algo abusiva da parte da comunicação social. O que aconteceu é que um remendo, que representa 0.2% da pista, não tinha ficado devidamente selado na reparação feita há alguns meses atrás. E o adesivo entre camadas utilizado nesse remendo ficou exposto, pelo que as suas propriedades ficaram alteradas. Durante um impacto de uma aterragem uma parte desse remendo descolou. O remendo foi reparado em menos de 2h e a causa principal foi a reparação inicial ter sido mal feita (e não os materiais utilizados). De acordo com a regulamentação, as pistas em asfalto utilizadas na aviação comercial devem suportar temperaturas superficiais de 75ºC.
Interessante também sobre o mapa da direita é a actualidade do período de referência, média para Julho do conteúdo de água no solo de 28 cm até 1 m de profundidade (zona útil aos sistemas radiculares) para os anos 1992-2021.
Após verificação, é reconhecido um novo recorde ibérico de temperatura máxima absoluta. 47,6 °C na estação da AEMET de La Rambla (Córdova) em 14 de Agosto do ano passado.
Trovoadas muito intensas nos Pirenéus na última semana. Recorrência diária, especialmente na vertente sul, que é muito mais propensa à convectividade. Também para os próximos dias. Exemplo do Vale de Ordesa (província de Huesca); enormes cascatas e quedas de água por todo o lado e grandes acumulações de granizo:
A Europa está mesmo a atravessar uma fase. Aqui na Bélgica continua sem qualquer previsao de chuva. Nao me lembro de um Verao assim. Os parques nao tem relva, está toda seca.