Noite infernal no Mediterrâneo ocidental. Humidex de 40.
25,6 °C e 93 % de humidade relativa agora na minha casa. Humidex de 37 e é uma das áreas mais frescas da ilha com uma estação online (39-41 em muitas das outras).
São essencialmente a mesma coisa, um índice que combina a temperatura com a humidade mas são calculados com fórmulas diferentes.
Humidex, desenvolvido no Canadá:
Heat Index, desenvolvido nos EUA:
Lembro-me de ler em algum lado que o Heat Index era melhor, mas não tenho a certeza...
São realmente duas formas de tentar "medir" a mesma coisa, uma mais baseada na humidade relativa e a outra no ponto de orvalho, uma mais frequentemente oferecida como um índice de conforto ou desconforto e a outra como uma aproximação da sensação térmica.
Diz-se frequentemente que o Humidex é mais adequado às realidades canadianas e europeias (em geral) e o Heat Index às realidades estadounidenses. De facto, esta é a configuração padrão nas estações Netatmo e também em modelos como o AROME (o mais detalhado a nível europeu, que oferece o Humidex e não o Heat Index).
Em qualquer caso, a aproximação mais completa não é fornecida por nenhum destes dois índices, mas por a temperatura do globo e bulbo húmido (TGBH, também conhecido como o índice WBGT, do inglês wet-bulb globe temperature), que tem em conta muitas mais variáveis.
Como curiosidade, este Verão os valores mais altos em períodos de 5 minutos nas minhas estações ocorreram no dia 13 de Agosto com um Humidex de 49 e um Heat Index de 47 °C.
Condições (temperatura, ponto de orvalho e humidade relativa em períodos de 5 minutos) e gráfico com o Heat Index (Feels Like):