Seguimento Europa - 2022

Avisos vermelhos


Tempestade Eunice é "uma das piores" das últimas décadas no Reino Unido.​


Hoje às 09:58

image.jpg


A tempestade Eunice chegou em força ao Reino Unido, ameaçando ser uma das mais potentes a ter atingido o país em três décadas. Por toda a Europa, as autoridades reportam acidentes, cortes de energia e cancelamento de voos e comboios. Na Polónia, três pessoas morreram.

De acordo com o Met Office, a entidade responsável pelas previsões meteorológicas do país, a tempestade Eunice - a segunda a atingir o Reino Unido numa semana, depois da Dudley - motivou a emissão de um alerta vermelho por causa do vento forte em Londres e no sudeste e parte do leste de Inglaterra, entre as 10 e as 15 horas desta sexta-feira, prevendo-se rajadas de até 145 quilómetros por hora.

Este é o primeiro aviso vermelho emitido para essas áreas desde que o atual sistema começou, há 11 anos. Desde então só 14 desses alertas foram emitidos no país inteiro - dois dos quais hoje, incluindo outro também por causa do vento para a costa norte do sudoeste de Inglaterra e para o sul do País de Gales até às 12 horas. Um aviso vermelho é o mais forte e a sua emissão significa que existe "perigo de vida", risco de interrupção no fornecimento de energia e suspensão de transportes.

Noutras zonas do país, como na maior parte de Inglaterra, no resto do País de Gales, na Irlanda do Norte e na Escócia, vigoram avisos amarelos por causa do vento e da neve.

Esta que, de acordo com a BBC. já está a ser considerada pelos especialistas "uma das piores tempestades" no Reino Unido em três décadas obrigou ao encerramento de centenas de escolas, ao cancelamento de voos e comboios (no País de Gales, todos os serviços ferroviários foram suspensos) e ao corte de energia. No sul da República da Irlanda, onde há zonas que têm registado rajadas de mais de 130 km/h, mais de 6500 casas estão sem energia. No País de Gales, foram mais de 1800 casas. É ainda esperado que o mau tempo provoque danos em edifícios e carros.

Com o Exército pronto para intervir se necessário, as autoridades do país instaram a população a evitarem sair de casa quando os ventos atingirem velocidades máximas.

O Governo britânico convocou para esta sexta-feira uma reunião de emergência para discutir a resposta à tempestade.

 
Só por curiosidade, fez no passado dia 15 de Fevereiro 81 anos do famoso ciclone em Portugal.
Será que com as alterações climáticas essas tempestades raras se estão a deslocar mais para norte?
 
Rajada de 196km/h registada na Ilha de Wight, maior valor já registado em Inglaterra.

Em Londres, rajadas a rondar os 130km/h e os seus efeitos na Arena 02:


Uma foto da ondulação nos Países Baixos:
 
Última edição:
Um gif feito à pressa para mostrar as impressionantes mudanças meteorológicas ocorridas num espaço temporal de aproximadamente duas horas e meia.

Webcam de Santa Domenica Vittoria, pequena comuna siciliana na província de Messina, Itália, localizada a pouco mais de 1000m de altitude e alguns quilómetros da norte do Monte Etna (que aparece à direita)

OkSrNjm.gif


STDV-1.png


STDV-2.png


STDV-3.png


STDV-4.png


STDV-5.png


STDV-6.png


STDV-7.png


STDV-8.png


STDV-9.png

Sempre em live streaming a webcam no canal do Youtube

 
Deixo aqui esta imagem do território da Ucrânia, obtida pelo Terra hoje cerca das 9h53/8h16 (parte ocidental/oriental).
É a primeira em que se consegue uma cobertura de nuvens mínima e se pode observar o estado do terreno quanto à neve.

Resolução 250m, atenção, a imagem é muito grande.

q04etzL.jpg
 
Mais três imagens de áreas na província de Huesca mostrando como a camada de poeira do Sara na atmosfera não excede uma altitude de 2200-2500 metros, dependendo da localização específica. Algumas pequenas avalanches são também visíveis.

20220315_170408.jpg
20220315_152021.jpg
IMG_20220315_170048.jpg



P.S.: Vista panorâmica de um vale em vídeo

 
Última edição: