Seguimento - Incêndios 2012

• Thread starter Thread starter AnDré
  • Data de início Data de início
O blog "Tribuna Pública" - www.tribuna-publica.blogspot.pt, informa que não há electricidade nem comunicações na vila de Galveias devido ao fogo.

Actualização neste mesmo blog. Situação em Ponte de Sôr:
534638_2340009397453_491364278_n.jpg

Boa noite,

Trata-se de um mapa com a previsão do FWI (até 72 horas) do instituto de meteorologia de acesso restrito.

Cumps

Ok, tudo bem, mas nós não temos acesso a isso, mas então não é este mapa que foi colocado, certo ?
Este mapa foi gerado no dia 16 de Julho, previsão para dia 17, e pela minha experiência, foi certamente uma saída com erros do modelo que usam.

incndio.jpg

A carta disponivel no site do IM não é a mais rigorosa relativamente ao indice de risco de incêndio, uma vez que resulta da conjugação do FWI com o risco conjuntural definido pela AFN.

A carta disponivel no site do IM não é a mais rigorosa relativamente ao indice de risco de incêndio, uma vez que resulta da conjugação do FWI com o risco conjuntural definido pela AFN.

Isso já uma conversa completamente diferente, estes índices na prática não funcionam lá muito bem, e eu concordo em absoluto. Em Portugal continental, e mesmo na Madeira, o desastre dos incêndios começa sempre com uma entrada de calor e ventos de quadrantes leste, é a ignição do barril de pólvora. Os índices como o FWI não tem minimamente em conta a nossa realidade. Há três ou quatro dias atrás, comentava com um amigo meu que os incêndios de Tenerife chegariam à Madeira de forma explosiva. Acho que quase toda a gente neste fórum sabia que nestes últimos dias haveria um incremento excepcional de incêndios, tal como sabem que nestes 2 ou 3 dias acalmará, e provavelmente se vão intensificar novamente depois ... e essas coisas dificilmente vem reflectidas em índices.

De qualquer forma, pelas pessoas que conheço, a maioria dos bombeiros sabe mais dessas coisas do que modelos ou índices mostrem.

Isso já uma conversa completamente diferente, estes índices na prática não funcionam lá muito bem, e eu concordo em absoluto. Em Portugal continental, e mesmo na Madeira, o desastre dos incêndios começa sempre com uma entrada de calor e ventos de quadrantes leste, é a ignição do barril de pólvora. Os índices como o FWI não tem minimamente em conta a nossa realidade. Há três ou quatro dias atrás, comentava com um amigo meu que os incêndios de Tenerife chegariam à Madeira de forma explosiva. Acho que quase toda a gente neste fórum sabia que nestes últimos dias haveria um incremento excepcional de incêndios, tal como sabem que nestes 2 ou 3 dias acalmará, e provavelmente se vão intensificar novamente depois ... e essas coisas dificilmente vem reflectidas em índices.

De qualquer forma, pelas pessoas que conheço, a maioria dos bombeiros sabe mais dessas coisas do que modelos ou índices mostrem.

Desculpa discordar. Estamos a falar de coisas distintas...

O FWI é um indicador do potencial do incêndio em função exclusivamente das condições meteorológicas previstas e acumuladas e do estado do combustivel e traduz perfeitamente o potencial de incêndio, caso ele ocorra.

Por enquanto os incêndios não surgem de forma espontânea, não sendo possível determinar a maior propensão para a ocorrência ou não de incêndios florestais (não me estou a referir à dimensão, mas sim ao número). Não é isto que se pretende com o FWI.

A carta de risco de incêndio disponibilizada pelo IM tenta obter esse resultado, conjugando o FWI com outros dados, por exemplo os relativos ao histórico de incêndios.
Na minha opinião... o resultado pode não ser o mais correcto, uma vez que acaba subvalorizar a componente do FWI.

Peço desculpa pela ignorância, mas porque não faz sentido?

Amanhã (hoje) até podem acontecer incêndios medonhos, o país até pode arder todo :) , mas em termos de modelos o dia será teoricamente mais calmo do que ontem, menos calor, e mais humidade.

Independentemente disso, não conheço um modelo que mostre assim tudo no limite, em roxo, estes dias que vivemos são relativamente normais nos nossos Verões, não se pode chegar à TV e dizer de forma gráfica que vivemos tempos extremos, pois não vivemos. Apenas difíceis.

oe1wM.jpg