Seguimento - Incêndios 2012

• Thread starter Thread starter AnDré
  • Data de início Data de início
Estava a acabar de almoçar, venho cá fora e deparo-me com este cenário.

João

Viva,

isso é para que Zona?
Vi agora mesmo no site da protecção civil um incendio em Côja que parece estar complicado... Mas será já o que consegues ver daí?

Estava a acabar de almoçar, venho cá fora e deparo-me com este cenário.

João

Viva,

isso é para que Zona?
Vi agora mesmo no site da protecção civil um incendio em Côja que parece estar complicado... Mas será já o que consegues ver daí?

Esse incêndio é o de Coja, Arganil, aqui vê-se imenso fumo, é perto daqui, os aviões anfíbio passam mesmo aqui por cima. Já esperava que do outro lado do incêndio o cenário fosse fantástico em relação aos pirocúmulos, pois daqui dá para perceber que eles existem, embora não se vejam quase nada porque o fumo vem nesta direcção.

Esse incêndio é o de Coja, Arganil, aqui vê-se imenso fumo, é perto daqui, os aviões anfíbio passam mesmo aqui por cima. Já esperava que do outro lado do incêndio o cenário fosse fantástico em relação aos pirocúmulos, pois daqui dá para perceber que eles existem, embora não se vejam quase nada porque o fumo vem nesta direcção.

pois, pelo site da protecção civil, aquilo está MESMO mal...
8 meios aérios (4 médios e 4 pesados)
plano de emergencia activado
GRIF de LX e AVEIRO...

e tudo isto em 2 horas.

ALV72, seria excelente ter mais fotos deste fumo-célula, pelo aspecto que tem daqui está cada vez maior.

Cheira-me que ainda vai chover aqui:D

Fui agora ao cimo da Serra do S. Pedro ( EN 17 Poiares - Arganil ) e o cenário não era nada bom :surprise:.
Aqui ficam mais umas fotos.

João Alvarinhas

coja1.jpg

coja2.jpg

coja3.jpg

coja4.jpg

A esta hora, só pode ser fogo posto.

Novos incêndios a nascer do nada a meio da noite, sim, são claramente fogo posto, intencional ou acidental.

Agora, reacendimentos de fogos anteriores à noite, ainda por cima com vento leste, epa, isso é o pão nosso de cada dia ...

Caso não saibas, o vento de leste tende a intensificar-se à noite, aí no Algarve não sentem isso pois obedecem a outras dinâmicas que certamente conheces melhor do que eu, nota-se mais nas regiões do norte e centro interior, com vento de leste dá-se a chamada brisa "terrestre" durante a madrugada, o processo inverso da brisa marítima no final da tarde que acelera a nortada no litoral em sinópticas de nortada e que deixa toda a gente nas praias do litoral furiosa.
Em sinópticas de corrente de leste dá-se o processo inverso durante a noite, a brisa terrestre a acelerar o vento de leste durante a madrugada, e isso desde sempre foi um paiol de pólvora nos incêndios pelo país em dias de vento de leste. Não é por mero acaso que a maior parte dos reacendimentos nestas circunstâncias se dão a meio da madrugada, a partir das 4 ou 5 da manhã...

Parece-me que muita gente continua sem perceber a influência das condições meteorológicas neste tipo de situações e tem necessidade de apontar a todo o custo o dedo a alguém. Manias...
Entretanto, há dois dias atrás pus aí um link para um estudo nos EUA que mostrava que até ao século XIX a floresta objecto do estudo em questão sobrevivia a arder a cada 5/10 anos em média... e por cada ano que impedimos que arda, maior serão os incêndios que estamos a gerar no futuro .... Infelizmente nesta como em muitas outras questões, reina a retórica fácil de circunstância. Não existe solução milagrosa para o nosso problema, despejem as fortunas que quiserem, seja em prevenção seja em combate, milhões ou biliões, não se resolve esta questão, o problema é muito mais profundo que isso, e curiosamente, poucas pessoas o discutem. Talvez porque leve muitas décadas a resolver tal problema, mesmo muitas, se calhar mais de um século a solucionar isto, e claro, isso a tão longo prazo não rende dinheiro nem votos a uns e outros.

A floresta pede sinceras desculpas por ter um crescimento lento que leva décadas e não consegue acompanhar o imediatismo retórico destes anos que vivemos.

ALV72 excelentes registos de pirocumulos, os mesmos são um bom indicador para a possibilidade de termos trovoadas dispersas a partir de amanhã.

Era disto que eu estava à espera:D Excelentes pirocumulos, os melhores que vi em de Portugal:surprise: Também tenho fotos do incêndio, mas não tão boas:D Excelente registo:thumbsup::thumbsup:

Daqui parece que o incêndio está para continuar, infelizmente. Os aviões anfíbio já não passam por aqui há cerca de uma hora, talvez estejam a trabalhar noutra zona do incêndio.

Boa tarde,
Esta situação, Arganil, parece me grave...digo isto pela zona que é (tem elevado potencial de destruição), pelo elevado numero de meios prontamente activados e principalmente pelas fotos que vi (seria interessante irem postanto fotos da coluna de fumo)! Parece me que este incendio é claramente topográfico e de combustivel (o vento ja não influencia neste caso)...tambem me parece que o povoamento que esta a arder é de eucalipto/pinheiro...isto é (e pode parecer um paradoxo mas não é), este incendio não vai ser apagado até uma de duas coisas acontecerem: ou muda o combustivel que esta a arder, ou a topografia é favorável...pergunto: a encosta a arder tem que exposição?

Pirocumulos. Bom registo.
Reparei agora numa das fotos do incêndio de Tomar que existe um arco íris no fumo. Está aqui neste link: http://radio.cidadetomar.pt/noticia.php?id=13387
Nunca ouvi falar na existência de semelhante fenómeno. Será um reflexo na máquina fotográfica ou será mesmo possível haver um arco íris no fumo de um incêndio?:huh:

Reparem que estão no incendio de Arganil 9 meios aéreos e 300 operacionais!!!! Mas não é isto que o vai apagar...não é mesmo! deveriam ja ter sido activadas 2 equipas GAUF...este tipo de incendios é muito complicado de combater, muito mesmo e é daqueles que infelizmente pode matar...

Reparei agora numa das fotos do incêndio de Tomar que existe um arco íris no fumo. Está aqui neste link: http://radio.cidadetomar.pt/noticia.php?id=13387
Nunca ouvi falar na existência de semelhante fenómeno. Será um reflexo na máquina fotográfica ou será mesmo possível haver um arco íris no fumo de um incêndio?:huh:

Provavelmente havia alguem a tentar apagar aquelas chamas com água, daí o efeito que se vê...

Pode ter sido tirada depois da descarga de um meio aéreo.

Boa tarde,
Esta situação, Arganil, parece me grave...digo isto pela zona que é (tem elevado potencial de destruição), pelo elevado numero de meios prontamente activados e principalmente pelas fotos que vi (seria interessante irem postanto fotos da coluna de fumo)! Parece me que este incendio é claramente topográfico e de combustivel (o vento ja não influencia neste caso)...tambem me parece que o povoamento que esta a arder é de eucalipto/pinheiro...isto é (e pode parecer um paradoxo mas não é), este incendio não vai ser apagado até uma de duas coisas acontecerem: ou muda o combustivel que esta a arder, ou a topografia é favorável...pergunto: a encosta a arder tem que exposição?

O problema é que o Incêndio tinha várias frentes, e o vento enquanto estive a vêr mudou duas ou três vezes, visto na 2ª foto a frente do lado direito esteve quase apagada e de repente o vento deve ter mudado e ficou bastante pior, dando-me ideia que estava a começar a subir pela serra acima.
Vejam lá, que estando eu a uns valentes kms, conseguia por vezes vêr as chamas tal era a sua altura.

João

O problema é que o Incêndio tinha várias frentes, e o vento enquanto estive a vêr mudou duas ou três vezes, visto na 2ª foto a frente do lado direito esteve quase apagada e de repente o vento deve ter mudado e ficou bastante pior, dando-me ideia que estava a começar a subir pela serra acima.
Vejam lá, que estando eu a uns valentes kms, conseguia por vezes vêr as chamas tal era a sua altura.

João

Boas,

conheço bastante bem a zona e é realmente dificil de controlar. é uma zona de povoamento misto eucalipto/pinheiro bravo com declives muito acentuados e a ultima limpeza foi feita em 2003 ou 2004 por outro incendio...

Pelas ultimas informações que tenho de lá, a situação está "menos má", o vento acalmou e uma das frentes foi controlada.
Uma das batalhas ganhas fim evitar a passagem do rio Alva para o concelho de Tábua que esteve eminente. Apesar disso, são cerca de 6 km de frente de fogo. para quem conhece a zona, será mais ou menos entre Côja e quase Arganil.

Neste momento, o fumo já chega á zona de Águeda onde estou...