Seguimento - Incêndios 2012

  • Thread starter Thread starter AnDré
  • Data de início Data de início
Isso é ser um pouco profeta da desgraça! Até pode nem haver nenhuma situação a realçar. Actualmente com o estado da vegetação e sob condições de baixa humidade e calor qualquer sítio é uma potencial ameaça, agora é preciso que exista ignição.
Por essa ordem de ideias este ano o Sul já tinha desaparecido do mapa devido a incêndios.
Aliado a estes episódios de calor e de seca extrema o factor "negligência humana" tem pesado e muito nestes cenários que temos vivido.
Há que pensar positivo;)

Profeta da Desgraça? Nada disso...não é por não querermos que as coisas aconteçam que a realidade muda...ela é o que é! O desafio que lançava no post anterior é tentarmos antecipar se vai haver ou não incendios florestais de registo(mais de 500 ha) e nesse caso qual a zona do país mais vulneravel...
Não concordo com o facto de o sul por esta ordem de ideias ja teria desaparecido. Temos que analisar em primeiro a meteorologia prevista (temperatura, vento, humidade relativa), o historico dos incendios e o uso do fogo (tradição) na região ou várias regiões! Repara que para o Algarve bastou uma ignição queimar mais de 25000 ha...no norte e Centro ha mais ignições para chegarmos a esse numero...
é muito interessante prever o comportamento da população, e do fogo, mediante a meteo, o historico, etc...e depois da ignição ocorrer "adivinhar" se sera um grande incendio florestal ou não...
pensem nisto;):thumbsup:
 
Os fenómenos meteorológicos, são por natureza caóticos, não é possível prever com confiança 100% o que vai acontecer, em pouco tempo, o erro torna-se enorme.

A negligência humana e o crime também tem natureza caótica, assim como a cotação do mercado de acções.

O que podemos é medir as condições iniciais (humidade do ar, %água do solo), medir o risco associado às espécies vegetais que mais facilmente entram em combustão (resinosas como os pinheiros, ou até eucaliptos) assim como a carga combustível existente, cruzar com a temperatura prevista e o vento, e extrapolar o risco de incêndio.

Se nada fosse tido em conta e nos baseassemos apenas na meteorologia (temperatura, vento e %HR), realmente o interior alentejano e não só, estariam quase sempre a arder no verão. O que não acontece, nem de perto!

Sejamos realistas, o tipo e carga de combustível existente, associados à meteorologia, e ao crime/negligência humanas são fundamentais/essenciais. Mas nem todos estes factores são previsíveis, escapa-nos sempre a mão humana!
 
Nestas coisas prefiro não fazer apostas.. Para mim é quase como querer apostar em que cidade/ rua vai ocorrer o próximo assalto ou crime violento. Penso até, por vezes, que a comunicação social dá demasiada cobertura aos incêndios, para grande alegria e satisfação dos incendiarios.

Desculpem, mas é que a minha floresta é varrida pelo fogo, uma vez a cada 10anos, em média. Já há mais de 30 anos que ninguém tira rendimento da floresta, em especial desde que acabou o negócio da resina de pinheiro (sempre estava mais guardada e cuidada a nossa floresta).
 
Depois de tanto incêndio nos concelhos vizinhos, desta vez coube-nos a nós Poiares.
Parece que já está resolvido com a pronta actuação da corporação da Vila e com a ajuda dos Municipais da Lousã e dos Voluntários de Serpins.

João

incndiopoiares.jpg
 
Pequenos incendios flagram aqui em Espinho, é visivel fumo a Este. A sirene dos bombeiros já tocou algumas vezes.
 
Mais daqui a bocado meto umas fotos da nuvem de fumo a Este, tiradas através da janela, para mostrar a veracidade da situação.

Os bombeiros de Espinho já estão a tratar da situação.
 
Neste momento deflagra um incêndio no Avenal, perto de Condeixa, zona Sul de Coimbra:

avenal1.png


Foto tirada às 16h30, a partir de Antanhol, Coimbra:
avenal.jpg
 
daqui da minha casa na Moita vejo perfeitamente o fumos dos 2 incêndios do distrito de Lisboa e o da serra da Arrábida, este último do Vale da rasca parece-me já controlado! Isto é a manifestação contra a austeridade dos incêndiarios também... :unsure:
 
Mais algumas fotos do incêndio no Avenal. Estas já foram tiradas de locais mais altos e com mais visibilidade:

img0356yq.jpg


32323766ue.jpg


35794263f.jpg


62395088.jpg


57882594.jpg


A situação continua complicada. Como podem ver nas imagens o incêndio deflagra dos dois lados da A1.
Andam dois aviões e pelo menos um helicóptero a fazer constantes descargas.
 
Muito fumo também por aqui... Céu negro a sul... Creio ser do incêndio da Serra de Bornes que se voltou a activar! :(