Seguimento Incêndios - 2015

Não encontro Rio Maior mas encontro um incendio em Alcanena:confused:
Recebi agora informação de que se observava fumo a Sudoeste de Alcanena.

Última edição:
Não encontro Rio Maior mas encontro um incendio em Alcanena:confused:
Recebi agora informação de que se observava fumo a Sudoeste de Alcanena.

Incêndio Em curso em Alcanena:

140036814 05-07-2015 21:09 SANTARÉM ALCANENA ALCANENA E VILA MOREIRA VIGÁRIO MATO EM CURSO 42 11 0

42 Bombeiros, 11 Veiculos , 0 Meios aereos :)

Fui agora lá e só consegui ver uma encosta ardida em brasa porque a estrada estava interrompida mais à frente. Penso que começou a meio da encosta e progrediu para trás desta.

Esta é a localização
clkaDUT.png

Incêndio enorme a Nordeste daqui... E já vi 2 canadairs pesados a passar aqui ao lado.
Esses canadairs não são nossos pois não? Quem é que os emprestou? A política destes governos no que toca a meios aéreos de combate a incêndios , só me surpreende pela negativa. Ainda há uns dias foi noticiado que Portugal comprou os helicópteros kamov aos russos a um custo mais baixo, mas que em contrapartida vinham cheios de problemas técnicos (problemas esses que se foram descobertos há pouco tempo), que se têm reflectido em avarias. Isto é no mínimo vergonhoso. Eu só fiquei intrigado com esses dois canadairs porque o ministro da administração interna, referiu no ano passado que era bastante provável que fossem compradas 2 dessas aeronaves...

Os Kamov não foram comprados, vieram em 2008 como parte do pagamento de uma antiga dívida da União Soviética, logo na altura havia quem torcesse o olho aos custos de manutenção. São umas belas máquinas, mas parece que a manutenção é cara.

Os canadair que estão a operar em Portugal este ano são alugados! Foi um contrato plurianual através da HeliPortugal (julgo que por 3 ou 4 anos). A intenção do Estado é comprar 2 novos (até porque que estes são "sucata" que ja não é usada em Espanha), mas até chegarem...
Quanto aos Kamov...concordo com o Vince, são de facto fantásticos! Levam 4500L (um canadair leva 5000 ou 5500, dependendo da versão)...mas claro que a manutenção é cara...não se pode ter chuva na eira e sol no nabal, por muito que queiramos!
Portugal precisa de uma frota própria de meios aéreos e nela devem estar 4 canadairs! Mas...ha sempre um "mas", esta politica "musculada" de combate TEM que ser acompanhada por MUITO mais dinheiro na prevenção!
E meus caros companheiros do forum, a palavra "prevenção" NÃO se resume a uns spots publicitarios para não se fazer fogo, nem tão pouco se resume em mais fiscalização por parte da GNR...ou sequer dizer que a culpa é dos incendiarios, esses malandros que aí andam a incendiar os montes...
Ja dei muito "para esse peditório", não vos vou maçar mais com essa conversa, mas (o futuro o dirá se tenho ou não razão) o caminho até aqui seguido é errado e mais mês menos mês ou mais ano menos ano, voltaremos aí a ter um "2003 ou 2005", com canadair's, kamov's, equipamentos novos etc etc...ha muita ignorancia nos decisores politicos e técnicos (nesta matéria)! se não é ignorância é laxismo e isso para mim é politicamente e tecnicamente criminoso!

O Parque Natural do Douro Internacional continua a ter incêndios diários de proporções significativas. Hoje começou há menos de 4 horas e os meios de combate já são numerosos:

UYGP3sl.gif

eOsM0pi.gif

d7yJvhY.gif

Condições meteorológicas muito adversas, vento de SW >20 Km/h, calor seco.

ilgzFpq.gif

Novamente a proximidade de uma estrada (N221) na origem do fogo.
O terreno não parece difícil, é uma zona de florestamento em parcelas e tem muitos acessos:

GwXBxGJ.jpg

A direcção e intensidade do vento devem estar a empurrar o fogo para as áreas mais elevadas.

oJcKPsf.jpg

Última edição:
Parece que ha bombeiros com queimaduras algo graves neste incendio!

Parece que ha bombeiros com queimaduras algo graves neste incendio!

http://www.jn.pt/paginainicial/pais...7a&Option=Interior&content_id=4664774&page=-1

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=780792

http://www.tvi24.iol.pt/sociedade/incendio/bombeira-ferida-no-douro-helitransportada-para-o-porto

O major Cura Marques, das Relações Públicas do Comando Distrital de Bragança da GNR Bragança, adiantou à Lusa que o incêndio terá sido provocado por duas máquinas industriais que procediam ao carregamento de madeira.

Fonte da Proteção Civil Municipal de Mogadouro disse que as máquinas ficaram destruídas pelas chamas.
:disgust:

Então estas máquinas não têm extintores que permitam logo debelar qualquer inflamação do mato?

Última edição: