guisilva5000
Super Célula
@guisilva5000 possivelmente nesses anos houvesse mais vento ou doutro quadrante, pois quer em 2003, quer em 2005 recordo-me de vastas áreas do país com fumo, dada a quantidade de hectares ardidos naquele então (425.839 ha em 2003 e 339.089 ha em 2005)... Inclusive a situação da A1 cortada por causa dos incêndios também a vivi em 2005, pois devo ter sido dos últimos a passar pela Mealhada antes do corte da autoestrada (naquele então até ao Pombal), com carros a arder na beira da estrada e sem poder parar para ver se alguém estava em risco de vida, para não pôr a minha e de quem viajava comigo em perigo...
Não digo com isto que a situação actual não seja preocupante, pois é verdadeiramente triste constatar que neste país não se aprende com os erros do passado e só depois dos prejuízos é que fazemos as contas... Enquanto não haja decisões e decisores competentes não saímos da cepa torta...
Este ano com o cúmulo de estar tudo de férias e nem sequer surgirem a tentar acalmar as pessoas, dando uma direcção a seguir e, a curto prazo, apresentar soluções coerentes para este problema que é de todos. Creio que todos os participantes neste fórum entende que, quando aumentam as temperaturas (situação mais do que comum nos nossos dias), Portugal arde de Norte a Sul! Só não vê quem não quer...
Sem dúvida que a nortada ajudou a puxar o fumo todo. Infelizmente 99℅ dos incêndios são fogo posto, tristeza dos deficientes mentais.
Claro, mas grande parte também é trazido do norte.A densidade deste fumo aqui na AML não pode ser só do que vem do Norte tinha de haver mais qualquer coisa aqui perto.