Breve vídeo com imagens aéreas dos efeitos dos incêndios de Monchique e Silves, e algumas considerações...
As eventuais receitas geradas com as partilhas e visualizações deste vídeo,
serão doadas (75% das receitas) às corporações dos bombeiros de Monchique, Portimão e Silves, para já. Por isso, ajudem a partilhar e a fazer o vídeo chegar a todo o lado
![Wink ;) ;)](/forum/styles/meteopt/smilies/wink.gif)
(são precisas muitas visualizações para gerar alguma receita
Muito boa iniciativa.
So queria partilhar uma opiniao com a comunidade. Para mim, so se podera encontrar uma soluçao com pressao forte da sociedade civil e dos jornalistas (independentes).
Hà muitos interesses e lobìs interessados a que situacao fica igual cada ano com incendios incontrolaveis cada vez que nao chove durante 2 ou 3 meses seguidos.
Ora o problema é que se temos um ano humido...o problema fica ainda maior o ano seguinte !
Deve se haver penas mais severas com os incendiarios...mais tambem temos que ter conciencia que a unica maneira de resolver este massacre da paisagem de Portugal é de mudar o paradigmo da politica de gestao do país.
Australia e California, para nao falar da Galiza nao conseguem evitar incendios de grande proporcoes. Portento nao é só a politica repressiva ou os meios aereos que resolvem tudo.
A conclusao é que as condicoes climatericas de portugal sao incompativeis com grandes areias de eucaliptos e de pinheiros. Se nao se obriga a ter plantacoes diversas (´mosaica') e se proibir casas no meio dos eucaliptais e pinhais, vamos ter cada ano de rezar por chuva porque os incendios nunca acabarao.
Os eucaliptos e pinheiros sao importantes para a economia mais quantos empregos, vidas, oportunidades sao destruidas cada ano com incendios ? De certeza que se pode encontrar zonas onde pode se plantar eucaliptos e pinheiros com segurança longe das casas.
Eu vejo isto de longe, aqui na frança, mais fico aturdido com o facto que isto dura a mais de 30 anos e que a sociedade aceita a explicacao que a culpa é dos incendiarios.
Portugal conseguiu chegar a uma situacao 'normal' com os mortos nas estradas quando se deixou de dizer que era culpa da fatalidade ou dos comportamentos de alguns diabos ao volante.
Tomou se decisoes, apostou se na prevencao e em melhores estradas. Nao foi só com penas maiores.
Se a mobilizaçao da sociedade é forte, pode se mudar as coisas para melhor. Os portugueses unidos sao os maiores !
Se um dia, ouve se politicos a apresentar as fases alfa, bravo ou charlie de prevencao ou de plantacoes de sobreiros em pleno inverno (em vez de numeros de operacionais e meios aereos), de certeza seremos no bom caminho.
Força Portugal !