O site fogos.pt regista até ao momento 145 ocorrencias no nosso país, e ainda estamos a poucos dias de entrar na Primavera.
Agora estamos em plena época da podas das oliveira, e por consequente a queima das ramagens, que por vezes se acabam por descontrolar.
Hoje aqui na minha terra, um acto negligente, fez com que ardesse mais de 2.5 ha de mato e terra agrícola, e 5 cavalos correram risco de vida porque estavam a pastar onde se deu o foco de incêndio, felizmente os bombeiros, conseguiram controlar o fogo em menos de 2 horas.
Eu tinha passado neste local, á cerca de 1 mês e era magnifico de observar a sua flora e fauna, muitos carvalhos também já bem antigos.
TORRES NOVAS – Última hora. Incêndio em Alcorochel mobiliza perto de quinze bombeiros
As temperaturas elevadas para esta época do ano estão a provocar um número normal de incêndios, na maior parte devido a queimadas mal executadas e que, por isso, fogem ao controlo. A este propósito, registo para uma ignição, ainda activa, que diz respeito à localidade de Alcorochel, concelho de Torres Novas, para onde estão mobilizados treze operacionais e cinco veículos de apoio. As chamas lavram em área de mato. Nesta quinta-feira este é o segundo incêndio registado no território do Almonda, sendo que o primeiro alerta surgiu pelas 10 da manhã, em Pedrógão, ocorrência combatida pelos bombeiros de forma rápida e eficaz.
TOMAR – Fogo do Alto do Piolhinho é o que maior número de meios mobilizou, no distrito, durante 2017. E há suspeitas de mão-humana