Seguimento - Incêndios 2017

Fogo já chegou a Cernache de Bom Jardim
José Paulo Farinha, ex-presidente da Câmara Municipal Sertã, confirmou ao Observador que o incêndio já chegou a Cernache de Bom Jardim. “Está no Casal de Madalena, Porto dos Fusos e no Almegue”, detalhou o ex-autarca, explicando que Cernache é “próximo” de Figueiró e que “há uns 15 anos fez exatamente o mesmo percurso mas ao contrário: começou em Cernache e deu a volta até Figueiró, embora sem estas mortes”.
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000
Chamas voltaram a alastrar e ameaçam várias casas em Alvaiázere Tapada, Casal Agostinho Alves e Relvas estão a ser evacuadas.

Várias casas da freguesia de Maçãs de Dona Maria, concelho de Alvaiázere, distrito de Leiria, encontram-se ameaçadas pelo incêndio que voltou a alastrar e três localidades estão a ser evacuadas, disse este domingo a presidente da câmara. Em declarações à agência Lusa, cerca das 21h00, Célia Marques contou que "a situação agravou-se consideravelmente" desde o final da tarde, quando o fogo parecia estar controlado, acrescentando que a "situação é caótica" e que, neste momento, "há casas em risco". Os habitantes das localidades da Tapada, Casal Agostinho Alves e Relvas estão a ser retirados e encaminhados numa carrinha para a sede da Casa do Povo da freguesia, que fica numa zona mais urbana e segura.

Ler mais em: http://www.cmjornal.pt/portugal/det...rias-casas-em-alvaiazere?ref=Bloco_CMAoMinuto
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3
Limitei-me a fazer uma observação. Nos últimos anos o debate sobre incêndios resume-se uns 50% sobre os incendiários, 30% sobre eucaliptos e 20% ou menos sobre o que interessa

Nada contra o facto de fazeres a observação. E sim, nem sempre se tem em consideração todas as variáveis.

Ou seja, não é bem aquilo que eu imaginava, algo terrivel deve ter varrido esta zona em poucos instantes

Aí entra-se (também) no campo da psicologia. Nas imagens do drone há um pouco de tudo. Carros (queimados) isolados, carros que parecem ter batido (e ultrapassado o rail - tentativa de fuga de última hora?) e alguns carros que estão muito próximos entre si (dificulta as manobras evasivas). Tanta coisa que pode ter acontecido mas até é relevante (nem que seja para ações de formação) tentar imaginar os pensamentos dos últimos momentos daquelas pessoas (não obstante os pormenores poderem ser ofensivos para muita malta).

Confusão, ao verem possivelmente o caminho bloqueado pelas chamas e ao mesmo tempo acompanharem a sua aproximação e não saberem o que fazer, pânico, ao assistirem ao aumento do fumo e da temperatura ambiente...

Nem toda a gente é como esta personagem...


... mas o que aquela malta fez não é/foi de todo original. Só que uns dão-se melhor que outros (e as condições meteorológicas também ajudam muito).

 
Última edição:
Bombeiros têm 17 ambulâncias só em Pedrógão Grande prontas a partir a qualquer momento

É aqui no Centro de Saúde de Pedrógão Grande que estão estacionadas 17 ambulâncias, oriundas de diversas corporações de bombeiros do país, prontas a partir a qualquer momento para onde for necessário socorrer vítimas nesta zona.

Sentados no chão e nas laterais das ambulâncias, bombeiros em fim de turno, visivelmente cansados, convivem com os colegas que chegam para os render. Bebem cafés e passam o tempo. “Nas últimas duas horas ainda não tivemos de sair. Estamos à espera de serviço e ainda bem que não temos nada que fazer agora”, comentam ao Observador.

No centro de saúde está montado um posto de triagem onde todos os feridos resgatados na zona de Pedrógão Grande são examinados. É ali que é decidido o seu destino: ou são tratados logo ali, no caso dos mais ligeiros, ou são levados de urgência para os Hospitais da Universidade de Coimbra, no caso dos mais graves.

Aqui juntam-se ambulâncias de todo o país. “Uma de cada corporação, para não descurarmos as nossas áreas”, explica outro bombeiro. Bombeiros de Vialonga ou Odivelas, por exemplo, juntam-se aqui aos seus colegas de Pedrógão Grande no socorro às vítimas.
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000
Chamas ameaçam Alvaiázere
Várias casas da freguesia de Maçãs de Dona Maria, concelho de Alvaiázere, distrito de Leiria, encontram-se ameaçadas pelo incêndio que voltou a alastrar e três localidades estão a ser evacuadas, disse hoje a presidente da câmara.

Em declarações à agência Lusa, cerca das 21h, Célia Marques contou que “a situação agravou-se consideravelmente” desde o final da tarde, quando o fogo parecia estar controlado, acrescentando que a “situação é caótica” e que, neste momento, “há casas em risco”.

Os habitantes das localidades da Tapada, Casal Agostinho Alves e Relvas estão a ser retirados e encaminhados numa carrinha para a sede da Casa do Povo da freguesia, que fica numa zona mais urbana e segura.

A presidente da Câmara de Alvaiázere explicou que o incêndio agravou-se, também pelo facto de já não haver meios aéreos a operar, acrescentado que há também dificuldades ao nível das comunicações.

Cerca das 19:45, a autarca explicou à Lusa que várias casas estiveram durante a tarde de hoje ameaçadas por um incêndio que ainda se mantinha ativo, sem, no entanto, colocar populações em risco, àquela hora.

Célia Marquês contou na ocasião que as populações viveram momentos “muito difíceis” durante a tarde, acrescentando que a zona, “muito acidentada ao nível do terreno”, prejudicou o combate às chamas.

Contudo, a presidente do município de Alvaiázere estava apreensiva com o vento que acabou por potenciar a evolução das chamas.

“Estamos a aguardar pela noite e está-se a levantar algum vento, pelo que estamos um bocadinho apreensivos com o desenrolar da situação, mas estamos atentos. O fogo ainda está a arder, mas já não há populações em risco”, sublinhou na altura Célia Marques.

De acordo com a página da internet da Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC), às 21:10 estavam empenhados no combate às chamas deste incêndio em Alvaiázere 102 operacionais, apoiados por 30 viaturas.

Lusa
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000
A observação é redutora. Cá vão uns bitaites.

Onde começou o incêndio?
Qual foi a cobertura vegetal que até agora foi queimada?
Há incêndios seletivos em que só determinadas árvores são queimadas?

...

Atribuir os incêndios só aos eucaliptos encontra, a meu ver, problemas metodológicos. Correlação não é causalidade e cá vai um exemplo...
bVTTEV4.png





Por esta lógica, os eucaliptos são muito bons porque há menos incêndios. Por outra...

jcVBiHHl.jpg
pois mas neste caso especifico a intensidade e velocidade de propagação do fogo foram determinantes para a catástrofe e nisso não tenhas duvidas que eucalipto e pinhal são do melhor que há por que são altamente inflamáveis.

se algum dia vires eucaliptos a arder num incendio vais perceber
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3
pois mas neste caso especifico a intensidade e velocidade de propagação do fogo foram determinantes para a catástrofe e nisso não tenhas duvidas que eucalipto e pinhal são do melhor que há por que são altamente inflamáveis.

se algum dia vires eucaliptos a arder num incendio vais perceber

Não nego já que Portugal é um caso anómalo na área queimada. Duvido que isso se deva só a um maior número de pirómanos e/ou à precipitação do centro-norte.

No caso de Pedrógão é bem provável que os ventos convectivos tenham acelerado a propagação do fogo (duvido que o eucalipto tenha sido o culpado exclusivo).



De ler na diagonal fiquei inicialmente à nora com a ironia. Mas certos problemas são comuns na PI -> http://www.abc.es/natural/cambiocli...sgo-desertificacion-201706171024_noticia.html
 
Última edição:
Fundação Aga Khan doa 500 mil euros para ajudar as vítimas
O Imamat Ismaili, liderado pelo príncipe Aga Khan, e com sede mundial em Lisboa, vai doar meio milhão de euros para ajudar as vítimas dos incêndios deste fim de semana, na zona de Pedrogão Grande. A verba será entregue já nos próximos dias no Ministério da Solidariedade e Segurança Social, apurou o Observador. Também esta tarde o príncipe Aga Khan contactou o Presidente da República para apresentar condolências às famílias das vítimas.
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000
Metam o Marcelo na TV com lágrima com canto do olho a dizer que às pessoas que a falta de preparação pode levar a novos Pedrogões e quem iniciar ignições poderá causar incêndios catastróficos. As pessoas só se mexem quando assustadas.

Marcelo ajuda a tirar idosos de casas em risco de arder

Ao que o i apurou, Marcelo Rebelo de Sousa terá ajudado a persuadir os mais velhos a deixarem as suas casas em risco de destruição. O Presidente da República chegou ao terreno ainda antes do amanhecer. António Costa, no mesmo dia, ficaria bloqueado no IC8 e só mais tarde conseguiria chegar ao local.

Quando escrevi o que escrevi nem tinha uma visão partidária. O Marcelo é o líder político mais popular e desastres deste tipo tendem a aumentar a popularidade das personagens independentemente da cor partidária. E o pormenor da lágrima não é bem inocente. Quando um líder demonstra emoção só ajuda. A popularidade do Marcelo advém mais dos 'afetos' do que propriamente do seus conhecimentos constitucionais...

Se não gostam da exploração da psicologia humana estão no seu direito. Mas isso acontece todos os dias (então na política...) e haverão sempre indivíduos que o farão (para propósitos bem mais nefastos/egoístas). Como certas coisas são inevitáveis, ao menos que se faça algo para o bem comum (e não para ganhar eleições, por exemplo).
 
Última edição:
Pode muito bem ter sido a trovoada a causar a ignição ou várias ignições, mas também acho estranho terem encontrado a árvore onde o raio caiu...:unsure: Seja como for é a maior tragédia de sempre relacionada com incêndios em Portugal, uma verdadeira Catástrofe.Aproveito para deixar um voto de pesar e condolências às famílias que perderam os seus entes queridos nesta tragédia.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: guisilva5000