Seguimento - Incêndios 2017

kjWQQjh.png
 
Hoje passei por muitos dos locais afectados pelo último grande incêndio, desde a Lousã até Santa Comba Dão. Muitos quilómetros de floresta queimada, imensas casas que tiveram o fogo à porta, literalmente, e escaparam, muitas linhas de baixa e média tensão estendidas nas bermas e postes pendurados nos fios, e um intenso cheiro a queimado, simplesmente arrepiante. E o mais incrível é como duas semanas depois deste incêndio, e depois de ter chovido, ainda há alguns locais a arder, onde se nota fumo a sair das raízes que vão moendo.
Se não tivesse chovido seria muito complicado fazer o rescaldo numa área tão extensa. No terreno percebe-se bem que por mais meios que houvessem, era quase impossível controlar um incêndio daquela dimensão.
 
Ontem fui à Serra da Estrela fazer uma caminhada e a paisagem é desoladora. De Nelas até Seia quase tudo queimado. A Serra então...até dói. Muitos dos nossos locais onde habitualmente fazemos caminhadas arderam. Só após a estrada para as Penhas Douradas, quando se começa a descer é que para o queimado. Grande parte das árvores da zona do Vale do Rossim foram à vida. Entre o Sabugueiro e Gouveia, tudo queimado. Entre Gouveia e Mangualde quase tudo queimado. A zona de Vila Ruiva, onde arderam várias casas e Senhorim, ambas em Nelas, está uma desgraça...
Credo. Um gajo não pode ir para lado nenhum :(