Toby
Nimbostratus
Sobre o que poderia ter sido feito para minimizar a catástrofe que ocorreu, para além de tudo o que já sabemos e repetimos todos os verões sobre prevenção, limpeza, ordenamento, há um aspecto que gostaria de salientar e que pouca gente ainda referiu: é importante sensibilizar as populações das diversas aldeias espalhadas pelas nossas florestas para adoptarem medidas de autoprotecção em caso de incêndio.
É praticamente impossível os bombeiros chegarem a todo o lado, muitas vezes estas aldeias ficam totalmente isoladas durante os incêndios. As autoridades municipais deveriam em cada uma destas localidades estabelecer um plano de autoprotecção específico, de acordo com as características de cada localidade, de modo a que os seus habitantes se possam proteger. Algo tão simples como a escolha de um local seguro onde toda a gente se possa proteger. Em muitas aldeias as igrejas são construídas em materiais não inflamáveis, localizam-se em zonas centrais e conseguem albergar todos os habitantes.
E assim evita-se que muitas pessoas se aventurem em estradas perigosas que deveriam estar cortadas, tanto pela segurança das pessoas que lá circulariam, como para facilitar o deslocamento dos meios de combate aos incêndios.
PS: Ridículo o papel do PR e do PM. Quantos meios foram necessários desviar do combate ao incêndio, para que eles pudessem chegar ao local em segurança? E para quê? É o espelho do último ano e meio de política pimba, que parece do agrado dos eleitores portugueses...
Completamente exatamente: qualquer passa pela educação (válido também para a poluição…)
Mas antes de educar/sensibilizar a população, é necessário fazer este trabalho com o camara municipal!
Lá o trabalho é enorme…
J’espère que cette tragédie va faire bouger les "habitudes"
Bom dia a todos