robinetinidol
Nimbostratus
Em Torre de Moncorvo, o IF já arrasou mais de 1000 ha (900 hoje no EFFIS, portanto agora seguramente muito mais).. Nada de notícias..
Em Torre de Moncorvo, o IF já arrasou mais de 1000 ha (900 hoje no EFFIS, portanto agora seguramente muito mais).. Nada de notícias..
Esperemos que o controlem durante a noite, pois aquela zona e de dificeis acessos e sem meios aereos vai ser complicado chegar ao fogoDeu à bocado na tvi24, aparentemente não falta muito para ser dado como dominado
DominadoDeu à bocado na tvi24, aparentemente não falta muito para ser dado como dominado
A prova em como espécies autóctones são bem melhores para a nossa floresta do que a plantação indiscriminada do eucalipto:
Um relato de quem esteve na N236
http://sicnoticias.sapo.pt/especiai...a-estrada-o-relato-de-um-sobrevivente-da-N236
É uma expressão como quando diz-se “mais nunca aquilo” como o slogan contra as violências conjugal!
O risco 0 não existe mas sem estar a agir permanece-se com um risco muito elevado.
Quando vejo, não atrasado que ontem ao meio-dia, trabalhadores que constroem uma casa FAZEM FOGO PARA COMER com terrenos não limpado menos de 20 m… há um problema!
se isto é verdade...
Ainda sobre a origem do incêndio de pedrogão.. Para mim levantam-se algumas dúvidas:
- o ipma confirma ter havido relâmpagos na zona, mas não propriamente no local onde identificaram a árvore como foco de incêndio.
- os moradores não recordam qualquer relâmpago/trovão responsável pelo início do incêndio.
- vi há pouco um jornalista a mostrar o tal pinheiro que apanhou o raio. Eu fico perplexo, porque das 2, uma, ou a jornalista foi à primeira árvore que encontrou partida, ou a peritos da pj não são assim tão peritos. Eu não sou perito, mas reconheço perfeitamente um pinheiro afetado por um raio, e reconheço perfeitamente um pinheiro seco há anos. O tal pinheiro apresenta um aspecto pardacento, que indicia estar seco e a apodrecer há pelo menos 3 ou 4 anos.
Fica a dúvida..