Seguimento - Incêndios 2018

"E o Parque Natural do Litoral Norte ficou mais pobre...
Prejuízos ambientais e 100 metros do passadiço que arderam!
Com certeza que quem fez isto, por negligência ou por maldade, deve ter ficado triste com a eficiência dos nossos Bombeiros de Fão e de Esposende, apesar de tudo...
Mas isto é um aviso e muito sério porque há zonas do Parque Natural, nomeadamente em Fão, tal com este passadiço, que são barris de pólvora à espera de um fósforo, e desconfio que os nossos Soldados da Paz nesses sítios sejam tão eficientes e tão rápidos a resolver como hoje o foram...
Não consigo ver em alguns desses sítios onde andou a tão falada limpeza, nem bem nem mal feita.
Espero que não aconteça nunca, mas...
Desejo também, que todas as entidades, Autarquia (Câmara e Junta) e Parque Natural, saibam em conjunto encontrar uma solução rápida para resolver o problema do passadiço que hoje ardeu. Porque aquele buraco agora aberto pode resultar em invasões que não serão nada positivas.
Agradeço a cedência destas fotos ao seu autor Belmiro Viana, Guarda da Natureza."

Texto e fotos retirados do facebook.

Aproximam.se dias difíceis, as previsões não são tão agressivas como no início de Agosto, mas o combustível neste momento já está bem mais disponível para arder, e a duração do tempo quente deverá ser superior! O índice de FWI para os próximos dias até assusta!

9fa46929b9c9a6c1213af75e52dfc314.jpg

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk

• Gosto
Reactions: luismeteo3
O de Freixo já está em resolução https://fogos.pt/fogo/2018040024500
Esse nao é em Viana do Castelo Luís, era em Bragança

Estes incêndios dos Gerês, são sempre muito complicados por causa da orografia do terreno! Podemos ter incêndios para dias, se a previsão de vento forte para as próximas horas se vier a concretizar

• Gosto
Reactions: luismeteo3
Aproximam.se dias difíceis, as previsões não são tão agressivas como no início de Agosto, mas o combustível neste momento já está bem mais disponível para arder, e a duração do tempo quente deverá ser superior! O índice de FWI para os próximos dias até assusta!

9fa46929b9c9a6c1213af75e52dfc314.jpg

Nao sao tao agressivas?! Sao muito piores

Penso que ele queria dizer as previsões de temperatura, e não do risco de incêndio/combustível no solo/índices de seca, etc.
A temperatura é o menos importante...
Mas nao fui bem claro...o que queria dizer é que sera incomparavelmente pior para o entre minho e mondego