Pedro1993
Super Célula
O problema de hoje, é estarem a surgir várias ocorrencias praticamente em simultaneo, no mesmo distrito, o que acaba por levar a uma grande dispersão de operacionais e de meios áereos.
Mas o Alto-Alentejo é uma zona que já nos habitou a muitos incêndios , e alguns deles dos maiores que já tivemos em Portugal como foi o caso do incêndio que começou em Nisa no ano de 2003
Verdade, e já à muitos anos que é assim, o incêndio que me referia em 2003 , começou em Nisa, e fez exatamente o mesmo percurso que o incêndio de 2017 - Sertã , Proença-a-Nova, Mação, Vila Velha Rodão, etc , só que em sentido inverso!Incêndios Florestais no Alto Alentejo é o pão nosso. Para quem conhece a zona em questão, desde Nisa até V.V.Ródão é o "paraíso" para qualquer Incêndio com dezenas e dezenas de hectares de Eucaliptal detidos pela Celtejo & Portucel, aliás, o Alto Alentejo é o novo "Eucaliptal Interior".
Incêndios Florestais no Alto Alentejo é o pão nosso. Para quem conhece a zona em questão, desde Nisa até V.V.Ródão é o "paraíso" para qualquer Incêndio com dezenas e dezenas de hectares de Eucaliptal detidos pela Celtejo & Portucel, aliás, o Alto Alentejo é o novo "Eucaliptal Interior".
Até nem são muito comuns quando comparado com outra regiões
incêndio no Fundão com 93 bombeiros e 3 meios aéreos
em Sintra 44 bombeiros e um meio aéreo, com incêndio perto de bomba de gasolina e central elétrica segundo a cmtv, mas ao que parece já em resolução segundo o site da PROCIV
Condições algo extremas no Levante espanhol e Catalunha podem levar ao surgimento de grandes incêndios incontroláveis, como aliás parece que já está a acontecer.
Incendio en Tarragona | El fuego ya ha quemado más de 4.000 hectáreas, en directo
Verdade, e era expectável que assim fosse, infelizmente!Mas isto também mostra que por muito bem preparado que se esteja , e Espanha está , quando as condições são extremas é muito complicado resolver estes incêndios em qualquer parte do mundo!
![]()
Quando as condições são muito extremas, ou seja quando os fogos ficam acima da capacidade de extinção, apenas podem ser geridos de forma a minimizar as perdas humanas e materiais isto até aparecer uma "janela" de tempo com condições mais favoráveis.
Este incêndio já conta com 5500ha ardidos e está longe de estar resolvido, os espanhóis estimam que possa alcançar os 20mil ha se não se conseguir estabilizar o perímetro do fogo.
https://www.lavanguardia.com/suceso...quemadas-bomberos-ultima-hora-en-directo.html