Ricardo Carvalho
Cumulonimbus
Reforço considerável de aviões Air Tractor "Fire Boss"
Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk
Reforço considerável de aviões Air Tractor "Fire Boss"
Reforço considerável de aviões Air Tractor "Fire Boss"
Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk
2 hotspots perto e Vila do Bispo, no Algarve, e parece que é visível fumo deste incêndio na webcam da praia da Arrifana.
https://beachcam.meo.pt/livecams/arrifana/
Ou Fireboss ou Canadairs, visto que não está descriminada a quantidade de AVBM e AVBP. No total o nº de meios aéreos é sobe apenas 1 em relação a 2019: 60 61.
Helicópteros ATI
2019: 41
2020: 38
Helicópetros ATA
2019: 3
2020: 3
HERACs:
2019: 2*
2020: 2*
(*1 a disponibilizar pela FAP mediante solicitação da ANEPC)
Aviões Anfíbios:
2019: 12
2020: 16
AVRACs:
2019: 2
2020: 2
Quanto ao HERAC não percebi se há um da ANEPC e a esse pode-se juntar um da FAP ou se o único disponível nos níveis III e IV será somente o da FAP. Para mim não está claro, mas tendo em conta que no nível II existe 1 HERAC e não é da FAP, suponho que nos níveis II e IV seja 1 da ANEPC + 1 da FAP.
http://www.prociv.pt/bk/Lists/Noticias/Attachments/383/PPT_DECIR2020.PDF
Na página 10 tem 2 mapas com o raio de atuação de meios aéreos, onde refere que os meios pesados são 3 hélis pesados, 2 Canadairs e 14 Fireboss (03 HBP, 14 AVBM, 02 AVBP). Sendo que as parelhas de Fireboss estão localizadas em Mirandela, Ovar, Viseu, Cernache, Proença-a-Nova, Ponte de Sôr e Beja. Os 2 Canadairs pela localização do mapa parecem ficar em Castelo Branco.
Certíssimo.
Tirando a parelha da AM1 de Ovar e deixar Braga e Viana sem apoio ATA, nada a apontar.
Já seria tempo de apostar numa frota própria de fireboss, o avião indicado para um país sem grandes barragens para canadairs (esses CL-215, vêm presos por arames) e tendo um avião ligeiro que leva quase tanta água por metade do preço, a aposta seria bem feita.
Mas todos sabemos que um canadair fica melhor na foto.
Ou Fireboss ou Canadairs, visto que não está descriminada a quantidade de AVBM e AVBP. No total o nº de meios aéreos é sobe apenas 1 em relação a 2019: 60 61.
(...)
Quanto ao HERAC não percebi se há um da ANEPC e a esse pode-se juntar um da FAP ou se o único disponível nos níveis III e IV será somente o da FAP. Para mim não está claro, mas tendo em conta que no nível II existe 1 HERAC e não é da FAP, suponho que nos níveis II e IV seja 1 da ANEPC + 1 da FAP.
Olá!
Em caso de necessidade e caso o risco de incêndio assim o justifique, os AVBM, poderão ser movimentados mais para Norte, como alias tem acontecido, nos anos anteriores...
A ideia de colocar 1 parelha em Ovar, é para cobrir a zona litoral, de Aveiro, Porto e Leiria, com mais facilidade e mais rapidamente, sem termos que puxar ou ativar um AVBM, de Proença ou Viseu ou seja o que for para a zona litoral centro/norte.
Em relação ao Fireboss VS Canadair, são aviões diferentes, com finalidades diferentes. Dizer que um Fireboss, leva tanta agua quanto um Canadair, estamos a ser um bocado incorrectos..
Um Canadair CL-215, leva aproximadamente 6000 litros e o AT-802F, leva cerca de 3000 litros, são preciso 2 Fireboss, para fazer a quantidade de agua que um AVBP leva e partilham praticamente todos os mesmos pontos de scooping, seja Fireboss ou Canadair.
Enquanto um Fireboss, fica nos TOs cerca de 2h00, o Canadair fica no TO cerca de 3 horas, às vezes até um pouco mais ...Por norma os accionamentos de Fireboss que fazemos, são quase em ataque inicial, deixando os Kamov e Canadair para o verdadeiro ataque ampliado e quando justificado..
A frota ideal de aviões seria mais ou menos o que está previsto para este ano, a contar com os nossos 4 Kamovs (haja vontade politica de os por a voar) e com 3 parelhas de Canadair, 1 no norte, uma a centro e outra mais chegada a sul.
O CL 215 apenas tem capacidade para 4900 e só mesmo nas ultimasdescargas com pouco peso fe combustível.
Por sua vez os fireboss levam sempre os 3000.
Aliás podem levantar carregados.
Outra vantagem dos fireboss além do custo menor de operação é o facto de abastecerem em menos metros de água e por isso terem mais spots para scooping.
Aqui a Norte claramente são melhores os fireboss.
Desde que estejam colocados em Braga e cubram o minho todo.
Bem, se depois destas chuvas vier um calor descomunal (do qual a médio prazo duvido devido às condições atuais na atmosfera), em princípio pode haver mais incêndios e os mesmos podem ser maiores. Muita erva normalmente corresponde a mais combustível disponível para os incêndios.Boa noite. O que acham que podemos esperar dos incêndios deste ano derivado às condições que temos tido?
Incêndios severos derivado do crescimento de mato/floresta devido às chuvas ou por outro lado como tem chovido bastante essa hipótese é mais reduzida derivado da humidade da vegetação?