Seguimento Incêndios - 2020

São incêndios de uma dimensão impressionante! Neste momento os piores parecem ser os de Oregon. :(

Céus com tons avermelhados têm sido reportados em vários locais da Costa Oeste como resultado do denso fumo produzido pelos incêndios.

Uma dimensão que nada tem a ver com o que se passa por cá, mesmo salvaguardadas as dimensões relativas dos países e dos meios de combate:

Estado de Oregon (e Washington para a pluma isolada no lado superior da imagem).
Satélite Aqua, 9 Setembro 2020, 20h51 utc.
Encastrado, pluma do incêndio de Aveiro,satélite Aqua, 8 Setembro 2020, 13h30 utc.

Dimensões aproximadas da área abrangida pela imagem: 744 Km x 532 Km (dobro da área de Portugal continental)

ujvn5Bm.jpg

Uma hora depois, Costa Oeste dos EUA e Oceano Pacífico adjacente.
No sentido Leste-Oeste a pluma de fumo estende-se até mais de 1300 Km de distância da costa. No sentido Norte-Sul tem uma dimensão superior a 2500 Km.

Satélite Suomi, 9 Setembro 2020, 21h50 utc

Área aproximada abrangida pela imagem:
2680 Km x 2540 Km.
CWIh256.jpg

Reuters
6twZ1ZM.jpg

IR Proença-a-Nova muito perigoso, já fez 2 feridos graves, tal como o @Pedro1993 já referiu! Vai ardendo com grande intensidade , estão 276 Op , 90 Veículos e 11 Ma,s no TO , números que vão certamente subir nas próximas horas!

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk

IR Proença-a-Nova muito perigoso, já fez 2 feridos graves, tal como o @Pedro1993 já referiu! Vai ardendo com grande intensidade , estão 276 Op , 90 Veículos e 11 Ma,s no TO , números que vão certamente subir nas próximas horas!

Bombeiros de Santarém a caminho de incêndio em Proença-a-Nova

Os GRIF, com cerca de 60 bombeiros e 18 viaturas, incluem meios de várias corporações do distrito de Santarém.

https://www.rederegional.com/sociedades/30373-bombeiros-de-santarem-a-caminho-de-incendio-em-proenca-a-nova?fbclid=IwAR19wQJ7gDsUN8bD6aM2HXjwp_AaQdWDs5jOz9EIyjqEIZG7mdEIJmIftM4

Incêndio de Proença com uma extensão brutal em pouco tempo. Relatos de que já lavra em 3 concelhos (Proença,Oleiros,CB)
Incêndio com potencial de destruição (ha) enorme, felizmente as condições meteo vão mudar no que se refere à temperatura a partir do dia de amanhã, apesar de ainda ser um dia com algum vento naquela zona, precipitação só mesmo lá para quinta-feira Contudo o vento deverá enfraquecer agora com a chegada da noite

Incêndio de Proença com uma extensão brutal em pouco tempo. Relatos de que já lavra em 3 concelhos (Proença,Oleiros,CB)
Fui dar um giro, por volta das 15:30 havia duas colunas de fumo para os lados das Sarzedas (CB), por volta das 17:30 soou o alarme dos bombeiros. Não vi nenhum meio aéreo.

Medonho em proenca

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk

Acabou de mostrar em directo na CMTV, e está de facto medonho o incendio, com vários quilómetros de frente de fogo, muito trabalho vai dar aos operacionais no TO.

Acabou de mostrar em directo na CMTV, e está de facto medonho o incendio, com vários quilómetros de frente de fogo, muito trabalho vai dar aos operacionais no TO.
À cerca de meia-hora era esta a vista a partir de Oleiros, vento contínua forte no local ao contrário do previsto, provavelmente pela proximidade daquela linha de instabilidade de fraca intensidade que esta a atravessar nesta altura a zona centro!

9f1fade2ee2178730d8f3b140ac32b4f.jpg