Seguimento Incêndios - 2020

O que vou dizer, pode ser um pouco off-topic, mas está relacionado com o incendio que teve origem, devido ao uso de uma motorroçadora, eu faço prestação de serviços de limpezas de terrenos agrícolas, e florestais, e posso dizer que a procura tem aumentado exponencialmente, eu neste momento uso disco, mas de um outro tipo de material, que não lança faíscas, e faço intervalos a cada meia hora de trabalho, para beber água, ou para reabastecer o depósito, e mesmo para a própria máquina arrefecer, isto claro, não descorando a limpeza de filtros, ao fim de cada utilização, assim que chego a casas, é logo tudo soprado, com o compressor, e começo a trabalhar logo por volta das 6 da manhã, até por volta das 10 ou 11 horas, dependente do calor que está.
E neste tipo de trabalhos, nesta altura do ano, todo o cuidado é pouco, e trago sempre uma pessoa a acompanhar-me que está sempre de "olho" na minha retaguarda.

A negligência pode ser de muitas formas e feitios. O que não faltam são comportamentos negligentes que podem levar a um incêndio.
Acho que ninguém vê com maus olhos a limpeza de terrenos. Potencialmente o que está a acontecer é haver um maior numero de pessoas a usar ferramentas que quando as adquire, ou não são as mais adequadas, ou são de qualidade duvidosa. Isto a acrescentar ao pouco ou nenhum conhecimento das melhores praticas na sua utilização.
Se hoje para se usar produtos fitofarmacêuticos é preciso uma formação/licença, condução de um tractor vai passar a ser necessário formação/licença(eu era para já a ter feito mas....covid) acho que também se podia criar mecanismos para informar as melhores práticas na utilização destas ferramentas de limpeza agrícola ou florestal.

Ps: Quando falei de terrorismo essas tretas todas estava a ser irónico e a satirizar as baboseiras que se foram ouvindo nos últimos anos proferidas por alguns autarcas, comentadores de tv e presidentes de associações. Obviamente que alguém que comete um acto de forma negligente não tem a noção disso.

Sim , eu partilho da mesma opinião . A culpa sistematicamente atribuída aos terroristas , aos incendiários diabólicos serve para disfarçar muita incompetência e muita negligência que não é devidamente investigada e punida .

• Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
Bom dia,

Para minha informação, tenho a impressão de que os aviões/helicópteros saem mais rapidamente, mesmo para incêndios "pequenos".
Será que estou errado?
Não quero contrariar mas já há uns anos que pelo menos 1 meio aéreo e acionado no 1º despacho para uma ocorrência. Isto dependendo da zona do alerta e da visibilidade das torres de vigia e câmaras sobre o incêndio. Podendo depois ser desmobilizado pelo cos no 1º ponto situação

• Gosto
Reactions: Toby
Não quero contrariar mas já há uns anos que pelo menos 1 meio aéreo e acionado no 1º despacho para uma ocorrência. Isto dependendo da zona do alerta e da visibilidade das torres de vigia e câmaras sobre o incêndio. Podendo depois ser desmobilizado pelo cos no 1º ponto situação

è correcto.
Por vezes são bastante eficazes porque chegam antes dos bombeiros.

• Gosto
Reactions: jcsmonteiro e Toby

è correcto.
Por vezes são bastante eficazes porque chegam antes dos bombeiros.

Está bem, obrigado. Fiquei surpreendido ao ver saídas com apenas 10 bombeiros em acção.

3 incêndios a mobilizar alguns meios a esta hora. O mais preocupante é em Idanha-a-nova(mais de 150 operacionais), os outros são em Vinhais e Macedo de Cavaleiros.

• Gosto
Reactions: Toby

Ja hà mais de 10 anos que em Ataque inicial, e no caso das freguesia prioritárias, nos últimos anos, são despachados os 2 helicópteros de ataque inicial mais proximos.

O que se passa em relação aos meios de ataque ampliado, do DECIR, nomeadamente KAMOV, FireBoss e Canadair, é que este ano, a DON, contempla que estes meios também possam ser usados em ataque inicial se assim for justificavel.

Também temos à nossa disposição outras ferramentas tecnológicas, que nos permitem ter uma visualização em tempo real dos incêndios, que permite uma tomada de decisao mais assertiva e com mais rapidez, no despacho dos meios anfíbios de ataque aos incêndios.

Se tiverem mais duvidas. apitem!

• Gosto
Reactions: Toby e jcsmonteiro
2020-07-02_18-29-59.jpg

fe.jpg

• Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial