Seguimento - Incêndios 2022

IR de Carapito, Aguiar da Beira (em vigilância depois da conclusão) foi iniciado pela ignição produzida por esta descarga eléctrica múltipla (por um ou mais dos seus ramos):

VSy6527.jpg


O início foi detectado às 17h26 (16:26 utc) e a DEA ocorreu cerca de 7 minutos antes, tempo necessário para a ignição começar a produzir fumo suficiente para o avistamento.

Qq425W6.jpg


Um segundo foco teve início às 17h34 (16:34), algumas centenas de metros mais a sul:
 
Última edição:
O segundo foco, detectado às 17h34, também teve início numa DEA que foi registada cerca de 16 segundos antes da que deu origem ao primeiro foco detectado.
Ou seja, para esta o intervalo entre a descarga e a detecção do início foi mais dilatado, cerca de 15 minutos, talvez por não se distinguir do fumo do primeiro.

EQ1nf5i.jpg


4 minutos e 6 minutos depois destas duas descargas quase simultâneas, ainda ocorreram mais três descargas, duas negativas como as anteriores e uma positiva, todas estas mais a sueste, sobre a área da aldeia de Fiães mas sem causar ignições.

E cerca das 17h35 e 17h38, mais duas descargas voltaram a atingir a zona de Carapito, perto do Alto do Pisco, mas mais no vale.
 
Última edição:
  • Triste
Reactions: "Charneca" Mundial
3 incêndios com dimensão ativos a esta hora:
-Gondomar (visivel daqui ao fim da tarde)
-Valpaços
-Cabeceiras de Basto

E mais quatro inícios entre as 23h e a meia-noite.
23h08

23h33

23h50

Este últimos dois aparentemente muito perto ou em povoamentos florestais.

Um quarto início em Gaia, 23h41

E enquanto escrevia, outro, em Valença às 23h53
 
  • Triste
Reactions: "Charneca" Mundial
Incêndio em Casteleiro, Sabugal, muito provavelmente iniciado por DEA registada às 17h03. Início detectado às 17h11.
Esta descarga foi isolada, a única nuvem-solo produzida por uma pequena trovoada seca. Até agora terá sido o primeiro e único IR originado por trovoadas hoje.
Toda a zona da Estrela e Guarda têm registado muitas descargas, a maior parte entre nuvens mas bastantes nuvem-solo também.

QlQJZ8h.jpg


A localização inicial situava-se simplesmente na própria aldeia (para melhor referência, possivelmente), depois foi corrigida e efectivamente identificada no monte logo acima dos terrenos de cultura, apenas com um trilho de difícil acesso.

 
  • Triste
Reactions: "Charneca" Mundial
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
Relembrar que a construção desordenada e muitas vezes no meio da floresta retira capacidade de combate porque os meios ficam presos na defesa uma a uma daquelas construções e desviam-se do seu objectivo principal. Será isto verdade?

 
O IR da Sra. da Graça foi dominado pela manhã, está em resolução.

Ao nascer do sol o panorama que a webcam proporcionava era desolador. Na sombra do monte, projectada sobre o fumo nas altitudes baixas, era visível ainda a própria sombra do fumo do incêndio.

jFYaSe8.jpg


Numa primeira avaliação da área afectada pelo fogo, vê-se que que terá chegado praticamente ao topo do monte:

Xbry7A8.jpg
 
Entretanto o IR de Casteleiro, Sabugal, iniciado na sexta-feira por uma DEA, reacendeu-se esta manhã depois de ontem já ter estado em resolução.




Nesta zona já arderam em anos anteriores (2020/2021) outras áreas:

iO0GfiR.jpg


Cerca das 14h era esta a avaliação da área afectada presente:

YdNGVy4.jpg


O fogo já chegou a Sortelha
FUP6c1y.jpg


Condições meteorológicas nada favoráveis ao combate, especialmente com o vento do quadrante Sul a aumentar durante a tarde:
fa4N6Vi.jpg
 
Última edição:
  • Revirar os Olhos
Reactions: "Charneca" Mundial