Boas,
Só agora pude vir à net, por isso não pude relatar e confirmar o que aqui já foi dito relativamente ao evento do dia 6.
Grandes registos os aqui colocados.
Bem, mas na Sexta passei por uma bela e fria aventura.
Na viagem para Bragança, por Espanha, como ultimamente tem sido normal, os últimos cerca de 40 Km da A52 - Autovía de las Rías Bajas - foram sobre neve intensa.
Quando virei para Portugal mas ainda em Espanha a situação complicou-se, nevava intensamente.
Apesar de a acumulação ainda não ser demasiado grande, rapidamente se tornou impossível subir (as correntes tinham ficado em Braga…enfim
).
Tive de regressar, já com muita dificuldade à aldeia de Hermisende (ainda em Espanha) onde ficamos retidos perto de 2 horas. Por volta das 14:00 horas portuguesas já quase não nevava e segundo a Guarda Civil de Lubian era possível regressar à A52 que se mantinha transitável devido à intervenção da protecção civil local. Fizemo-nos então ao caminho, mas à saída da aldeia verificamos que a estrada, na direção de Portugal, já apresentava muito menos neve, e como bons portugueses lá fomos tentar mais uma vez. Mas 2/3 km mais à frente verificamos que estava um carro português atravessado e à espera de ajuda e mais sete carros com enormes dificuldades.
Demos novamente a volta, com bastante dificuldade, e regressamos à A52 onde se circulava sem grande dificuldade apesar do belo cenário. Que grande nevão…
Depois e porque nos informaram que pelo lado da Puebla de Sanabria havia muito menos neve lá fomos dar essa volta e tentar entrar em Portugal por Rio de Onor onde não havia neve.
No dia seguinte foi dia de ir novamente ter com a neve, um amante da neve não resiste vê-la a poucos Kms.
Esta serra (penso ser a Sierra da Gamoneda com altitude máxima a rondar os 1700 m) ainda apresentava este cenário.
Veterano, esta Páscoa merecia uma caminhada numa destas serras...