Seguimento Interior Norte e Centro - Abril 2014

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
O calor propaga-se não só por radiação, mas também por condução e conveccão. Claro que um sensor bem isolado impede a radiação solar e minimiza algum calor por condução e conveccão.
Alguem que pensa como eu!!!!Se o calor se propaga tambem por condução quer dizer que um RS ao sol reflete radiação solar mas aquece porque está ao sol! Por isso eu digo que mesmo com RS de marca ou não os valores podem nao ser os reais. Mais uma vez digo que alguem faça experiencia de colocar RS a sombra e ao sol e veja temperaturas.depois digam-me. Mas até fazerem experiencia não me digam coisas que leem na net. Em relação ao chatear isso não acontece. As veezs a "discutir" é que se chega a uma solução :D

Vá lá não se chateiem.. :) A verdade é que hoje CBranco teve temperatura máxima inferior a muitos locais, não só Covilhã mas também Viseu-aerod (3 graus de diferença). Talvez tenha sido por algum nevoeiro de manhã, e mudança de massa de ar a partir das 15h mais ou menos.. Está mesmo fresco a esta hora! :)

Acho que estás enganado quanto a Viseu, hoje a máxima foi apenas 17.7ºC, menos 9ºC !!!! que ontem.

http://www.ogimet.com/cgi-bin/gsyno...=2014&mes=04&day=18&hora=21&vtx=Tx&enviar=Ver

A máxima em Coimbra(Cernache) é que foi bem baixa, 14.6ºC

Alguem que pensa como eu!!!!Se o calor se propaga tambem por condução quer dizer que um RS ao sol reflete radiação solar mas aquece porque está ao sol! Por isso eu digo que mesmo com RS de marca ou não os valores podem nao ser os reais. Mais uma vez digo que alguem faça experiencia de colocar RS a sombra e ao sol e veja temperaturas.depois digam-me. Mas até fazerem experiencia não me digam coisas que leem na net. Em relação ao chatear isso não acontece. As veezs a "discutir" é que se chega a uma solução :D

Caro colega Pedro cvl e se o problema fosse do termo-higrómetro (sei lá, talvez alguma avaria)? De facto isto de medir temperaturas é complicado com material amador. Eu tenho um caso também muito giro e que desconfio que seja por libertação de energia das paredes, se vocês já repararam eu quase nunca disponibilizo máximas, porque sei que posso estar a colocar valores errados, porque eu vivo numa autêntica ''eira''. Digamos que geralmente o meu transmissor está numa varanda virada a oeste num parapeito de mármore e eu fiz um teste de medições, como sei que pelas 16h a minha varanda começa a apanhar sol tiro o transmissor e ponho-o num outro parapeito de mármore junto a outra janela, mas esta parte da casa está virada para ESTE e apanha sol sensivelmente até à uma da tarde; em todos os testes que fiz de tirar o transmissor do lado oeste sem o mesmo estar com radiação direta a incidir nele, mas já com o sol a aparecer na varanda e colocá-lo no lado este já completamente à sombra, o lado ESTE dá sempre uma temperatura superior. De facto esta temática das temperaturas também foi sempre muito complicada para mim.:( Boa sorte na investigação do problema.

Eu testei estação e sensores externos antes de montar. Disso tenho a certeza que não é falha dos sensores. Agora passasse o seguinte: eu retirei (dessoldei) os sensores que estavao no mastro que sao assim
N67qEdA.jpg

sensor humidade
x0p5IEz.jpg

sensor de temperatura
e soldei os mesmos na ponta de um fio de 4 cabos e coloquei-os dentro do RS. Não teem qualquer tipo de protecção. Quando se coloca o termohigrometro dentro de um RS os sensores estao protegidos (porque estam dentro de uma estrutura plastica que é o proprio termohigrometro) e ainda ficam depois dentro do RS. Os meus sensores estam simplesmente soldados ao fio e dentro do RS. Será por isso?

Penso que este estudo da Organização Meteorológica Mundial poder-te-à interessar:
https://www.wmo.int/pages/prog/www/IMOP/publications/IOM-94-TECO2006/P3(14)_Nagy_Hungary.pdf

Fiquei ainda mais confuso. Mas fiquemos por aqui. Este topico não tem como objectivo discutir este tema e por isso mesmo peço desculpa por ter sido feito aqui. Para ja fica assim montado. Vou entretanto tentar encontrar alguma coisa que me resolva o problema.

• Gosto
Reactions: Spider
Aqui por Lamego, dia nublado e fresco, muito fresco...
Temperatura mínima de 11,2ºC
Temperatura atual de 12,6ºC
Humidade de 89%
Pressão atmosférica de 1011
Vento muito variável, tanto de norte, como oeste, este, etc

Caro colega nickname, ai por Viseu chuvisca?
Aqui Lamego só está nublado e fresco

Agora já não, parou por volta das 14h30.
Apenas céu nublado e fresco por aqui também. Vai ser mais um dia sem um único raio de Sol, gosto deles assim.

temp_sp.png

Hoje estamos na zona mais fresca da Península (abaixo dos 1500m de altitude), há dois dias a esta hora estavam quase 27ºC em Viseu, (17 graus de diferença !!), nada mal para um clima que não é muito continental.

Boa tarde, em Chaves cidade chovia com alguma intensidade há pouco, aqui na minha aldeia mais a leste não chega a precipitação. Está dificil passar para este lado.