Dan
Moderação
Por aqui um dia algo preocupante...
Na Sra da Hora durante a manhã esteve bastante fresco, tendo aquecido um pouco durante a tarde, mas temperaturas adequadas para a época do ano...
Sigo com preocupação acrescida uma das frentes do incêndio de Seia que entretanto já esteve a lavrar no concelho de Gouveia junto ao Rio Mondego e ao que sei ameaça subir a encosta já no de Mangualde...Tenho alguns terrenos, nomeadamente pinhal e eucaliptal que já foram consumidos num incêndio o mês passado na Ponte de Palhês (EN 232) e pelo que sei houve também um foco de incêndio que voltou a deflagrar perto do mesmo local na tarde de hoje, que estará já circunscrito...
No entanto no site da protecção civil, faz referencia a entidades de Mangualde presentes no local num dos fogos de Seia, o que pode significar que o fogo já tenha transposto o Mondego para norte, espero que não seja o caso...pois ameaça-me deste modo a povoação que dista menos de 1km do rio, e a vinha e casa que lá tenho...
Vou seguindo durante a noite as novidades...
Se alguém das redondezas tiver mais informações agradeço desde já...
tive a informação de familiares de gouveia, mas nao me souberam explicar exactamente onde anda o fogo nessa zona, mas dizem eles que ja passou a ponte e passou assim para o conçelho de mangualde mas dizem que ja esta apagado... ve as noticias para mais informação...
anda outro agora em paranhos da beira e ja chegou a cativelos...
infelizmente tambem anda perto da terra da minha mulher, esta tudo a arder entre gouveia, paços da serra, santa marinha, seia, tudo na parte de cima perto na nascente do rio mondego, vale do rossim e sabugueiro (mais ou menos nesses locais)... mas isto e so uma informação recebida por familiares
a esses icendiarios era amarralos numa arvore e puxar-lhes o fogo