Seguimento Interior Norte e Centro - Agosto 2010

Bom dia

Céu com algumas nuvens e 17,1ºC.

Mínima de 13,9ºC.

boas

por estes lados, desde as 5h da manha o vento voltou moderado, com rajadas, acordei com portas a bater, ive que ir fechar as janelas...

actualmente o vento continua moderado,de norte ceu limpo com a exepção da linha de fumo vinda da nossa serra da estrela infelizmente ainda esta a arder...

Por aqui um dia algo preocupante...
Na Sra da Hora durante a manhã esteve bastante fresco, tendo aquecido um pouco durante a tarde, mas temperaturas adequadas para a época do ano...
Sigo com preocupação acrescida uma das frentes do incêndio de Seia que entretanto já esteve a lavrar no concelho de Gouveia junto ao Rio Mondego e ao que sei ameaça subir a encosta já no de Mangualde...Tenho alguns terrenos, nomeadamente pinhal e eucaliptal que já foram consumidos num incêndio o mês passado na Ponte de Palhês (EN 232) e pelo que sei houve também um foco de incêndio que voltou a deflagrar perto do mesmo local na tarde de hoje, que estará já circunscrito...
No entanto no site da protecção civil, faz referencia a entidades de Mangualde presentes no local num dos fogos de Seia, o que pode significar que o fogo já tenha transposto o Mondego para norte, espero que não seja o caso...pois ameaça-me deste modo a povoação que dista menos de 1km do rio, e a vinha e casa que lá tenho...
Vou seguindo durante a noite as novidades...
Se alguém das redondezas tiver mais informações agradeço desde já...

tive a informação de familiares de gouveia, mas nao me souberam explicar exactamente onde anda o fogo nessa zona, mas dizem eles que ja passou a ponte e passou assim para o conçelho de mangualde mas dizem que ja esta apagado... ve as noticias para mais informação...
anda outro agora em paranhos da beira e ja chegou a cativelos...
infelizmente tambem anda perto da terra da minha mulher, esta tudo a arder entre gouveia, paços da serra, santa marinha, seia, tudo na parte de cima perto na nascente do rio mondego, vale do rossim e sabugueiro (mais ou menos nesses locais)... :sad: mas isto e so uma informação recebida por familiares
a esses icendiarios era amarralos numa arvore e puxar-lhes o fogo

tive a informação de familiares de gouveia, mas nao me souberam explicar exactamente onde anda o fogo nessa zona, mas dizem eles que ja passou a ponte e passou assim para o conçelho de mangualde mas dizem que ja esta apagado... ve as noticias para mais informação...
anda outro agora em paranhos da beira e ja chegou a cativelos...
infelizmente tambem anda perto da terra da minha mulher, esta tudo a arder entre gouveia, paços da serra, santa marinha, seia, tudo na parte de cima perto na nascente do rio mondego, vale do rossim e sabugueiro (mais ou menos nesses locais)... :sad: mas isto e so uma informação recebida por familiares
a esses icendiarios era amarralos numa arvore e puxar-lhes o fogo

Obrigado pela informação, tive noticias de lá...esse incêndio já não é o que mais preocupa...
Surgiu outro no inicio da tarde em Abrunhosa-a-velha, freguesia vizinha e pela direcção do vento está precisamente em direcção à Povoa de Cervães...
Não há um único dia de descanso...enfim...uma vergonha o comportamento deste país de 3º mundo...

os extremos de hoje por aqui foi de 18.1ºC de minima e de 30.6ºC, ligeiramente mais alta do que ontem...
neste momento nao ha vento, ceu limpo, continua o fumo na serra e sigo com 27.6ºC...

tudo calmo por aqui, sem vento, ceu limpo... e sem luz na rua:lmao:

uma actual de 23.1ºC

o vento regressou outra vaz, sopra agora moderado, mas sem rajadas de momento... estao 21.9ºC

bom dia,

foi uma noite de vento moderado com rajadas fortes depois das 3h que a esta hora ainda continua...
o dia chegou com ceu limpo, ainda se ve algum fumo nos lados da serra...

Madrugada muito ventosa, vento forte com rajadas, que entre as 4h e as 5h da manhã devem ter passado dos 40km/h... Era um autentico pandemónio de vento, com tudo a abanar, uma árvore de médio porte caíu.

Mínima de 16.3ºC.