Seguimento Interior Norte e Centro - Agosto 2022

• Thread starter Thread starter Dan
  • Data de início Data de início
Algum desmantelamento do grupo mas ainda há torres potentes a descarregar:

uIpr6zC.jpg
PvS8RcM.jpg

WqBGyyu.jpg
Posso garantir que estas grandes nuvens foram visíveis da região de Lisboa, pois eu vi-as desde Arruda dos Vinhos. Devem ser mais de 200 km em linha reta.

Eish durante uns momentos estiveram umas cores de céu brutais, pena não ter de momento nada para registar.
Eu consegui!
308636bef9e225446d1da1d6560a4fd3.jpg

Enviado do meu T770H através do Tapatalk

Fazendo uma primeira observação rápida das imagens de radar na área da Serra da Estrela, noto que as células parecem evitar as zonas que foram afectadas pelos incêndios, dissipando os ecos quando se aproximam ou nem sequer se formando, contornando por exemplo pelo norte e reaparecendo sobretudo do lado noroeste. A secura agravada nessas zonas tem certamente alguma influência.

Vai dar uma grande ajuda para ajudar a encher o Cachão.
Toda esta água que caiu nesta zona vai lá parar!

E Mirandela deve ser a zona que estava mais seca de todo o território, além de também ter atravessado as ondas de calor mais longas.
Esperemos que ainda haja mais algumas precipitações nos próximos dias.

A maior parte das células, na sua área de precipitação mais intensa, não atingiu as estações das redes IPMA ou Wu.

Mas não sei se cá chegará, parece não querer vir mais para Oeste.
Em Mangualde acumulou 13.5mm em 20 minutos +/-
22ºC por lá, depois de quase ter ido aos 36ºC duas horas antes.

E volta a acumular por Mangualde, já 15mm, nada mau!
Havia de ser por toda a região, mas é melhor que nada, e pelo radar percebe-se que ainda é uma boa área que vai sendo regada, ainda que descontínua.

O maior registo de acumulado que encontrei foi precisamente o de Mangualde.
Estes são os excertos dos gráficos e tabela da estação.
A assinatura da passagem da célula é clássica, com a descida brusca de temperatura, pico do vento e rajadas com direcção aos saltos, pico local de pressão atmosférica e os acumulados muito significativos mas durante um curto período que não excedeu os tais 20 minutos.

zP0DLKH.jpg

CG6OyGu.jpg

Pelo menos:
6,3 mm em 5 minutos;
9,6 mm em 10 minutos;
11,9 mm em 15 minutos.

Nenhuma outra estação foi encontrada com acumulado diário superior a 10 mm.

Ligeira acumulação(0.3mm) em Pinhanços, Seia

A estação do ipma de Sabugal acumulou 9.9mm nas últimas 2 horas.

E foi mesmo Sabugal a IPMA que teve maior acumulado hoje.

EDIÇÃO: Sabugal acumulou 10,7 mm, devido aos 0,8 mm do aguaceiro das 19:10 às 19:40.

Última edição:
Infelizmente as trovoadas de hoje ( e de ontem também), vieram com um preço demasiado alto.
Ontem com o IR de Trancoso e hoje com uma única DEA a estragar o dia, aquela pelas 17h03 que terá originado o IR de Casteleiro e que a esta hora ainda está a dar um árduo trabalho aos bombeiros e demais intervenientes no combate.

Observando a evolução dos ecos de radar, cheguei à conclusão de que nem houve a sorte de um daqueles aguaceiros na zona passar sobre a área do incêndio com precipitação significativa (se é que caíu mesmo algum pingo). Aparentemente a DEA foi atraída por um local que até estava afastado da zona de precipitação da célula de trovoada. :(

Entretanto, os registos das estações IPMA de Seia mostram os seguintes acumulados:
Aeródromo: 3,2 mm
Sra. do Espinheiro: 4,0 mm
Mais a norte, Trancoso acumulou 6,8 mm, depois dos 6,3mm de ontem. Uma das estações em área sortuda.
De resto ontem, apenas Aldeia do Souto e Bragança tiveram acumulados não nulos mais perto de 1 mm, 0,7 mm nas duas.
Hoje haverá valores mais significativos em mais algumas estações.