Seguimento Interior Norte e Centro - Agosto 2023

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Screenshot 2023-08-21 at 14-10-39 Pedrógão Grande Portugal 10-Day Weather Forecast Weather Un...webp

37.2°C, 26%hr.
A previsão do ipma está cada vez mais extrema à medida que o dia de amanhã se aproxima, vai ser um dia excepcional(em termos estatísticos).

Já 41°C de máxima para a zona do aeródromo de Viseu(o recorde da estação do centro de coordenação é de 39.6°C), e acho que nunca foram previstos mais de 39°C no dia da véspera.

Última edição:
36ºC, 30%hr.
Distrito de Viseu em alerta vermelho por causa do calor, não me lembro da última vez que aconteceu.

E se estão a prever 41°C para o aeródromo, diria que vai haver locais do distrito a chegar aos 44°C, e a estação de Viseu(cidade) deve passar os 41.9°C registados em 2018, que são o recorde(pelo menos desde 1971).
Ver anexo 6539
Já não me recordo do número de dias que os 40.5°C de recorde para o período 1971-2010 foram ultrapassados na última década, mas foram certamente mais de 5.
Sei que o ano passado houve dois dias consecutivos de 40.7ºC e 41.6ºC, amanhã e quarta deverá ser semelhante, mas talvez mais quentes um grau.
No dia seguinte, 04/08/2018, a estação de Viseu (cidade) foi aos 42,0ºC.
Em termos absolutos, esse dia foi o mais quente registado em Portugal Continental.

No dia seguinte, 04/08/2018, a estação de Viseu (cidade) foi aos 42,0ºC.
Em termos absolutos, esse dia foi o mais quente registado em Portugal Continental.
Por acaso tinha essa ideia, que se calhar era 42 ou 42.2°C o valor máximo, mas não encontrei provas, de qualquer maneira parece-me que vai ser ultrapassado amanhã.

Entretanto a máxima de hoje parece estar feita, com 37.2°C.
A temperatura está acima dos 36.5°C desde as 14h. 36.7°C agora.

Última edição:
Várzea da Serra já esteve nos 34,5ºC, mas agora com a brisa de NO baixou para 33,1ºC.
A máxima do ano mantém-se para já nos 35,2ºC.

O recorde da estação é de 36,8ºC registados a 14/07/2022. Dia em que o Pinhão foi aos 47,0ºC. E a coisa só não foi pior porque a nebulosidade e as trovoadas quebraram a subida.

Aqui a brisa de NO apenas abrandou a escalada, vai subindo mais lentamente, 38.5°C, 22%hr.
Assim que a brisa passou de NO para E e a temperatura voltou a disparar.
35ºC de momento.

39.7°C, vento constante de Este nos últimos minutos, humidade a cair para os 20%, e a temperatura subiu meio grau em10 minutos.

Diria que a estação de Viseu(cidade) tem 50% de chances de passar os 42°C neste momento, nestes dias de maior calor, chego a ter máximas 2°C mais frescas.

Última edição:
39.7°C, vento constante de Este nos últimos munitos, humidade a cair para os 20%, e a temperatura subiu meio grau em10 minutos.

Diria que a estação de Viseu(cidade) tem 50% de chances de passar os 42°C neste momento, neste dias de maior calor, chego a ter máximas 2°C mais frescas.
Viseu (cidade) tem 40,9ºC de máxima até ao momento, está perto.