Seguimento Interior Norte e Centro - Dezembro 2019

Boa noite, Covilhã 11.1°c que corresponde à mínima de hoje , depois de uma tarde apenas com alguns aguaceiros mas com vento moderado a forte , eis que volta a chuva e aumenta a intensidade do vento com algumas rajadas bem violentas.

Acumulado de hoje na estação do aeródromo de 25.5mm com a maior intensidade média do vento a ser de 42.8km/h na horária das 13h e as 14h .

Screenshot_20191221-193620.png

Temperaturas:

Na cidade 610 mt (auriol)
Atual 11.1°c
Min 11.1°c
Max 15.3°c

Na estação do aeródromo 482 mt (ipma)até às 18h com 13°c a essa hora
Min horária 12.3°c à 1h
Max horária 15.8°c às 12h

Vídeo a x64 da vista para a Cova da Beira entre as 16h e as 17h20m em direção a nascente vendo-se bem a deslocação O-E das nuvens.

Última edição:
13.3ºC, muito vento, por agora não chove.

Valores mensais de algumas estações wunderground do distrito de Viseu, arredondados às unidades:

Nespereira, Oliveira de Frades: 503mm
Várzea da Serra, Tarouca: 342mm
Orgens, Viseu: 334mm
Santa Comba Dão: 330mm
Vouzela: 320mm
Travancela, Sátão: 309mm
Gandufe, Mangualde: 304mm (sem os dados de hoje)
Ermida, Tondela: 295mm

Tudo bem acima dos 203mm da média mensal de Viseu para Dezembro.

Valores impressionantes!

Então na zona do Gerês, nem imagino...

Ontem à noite estava assim, tirando o restaurante junto à ribeira e o jardim mais nada está em risco. Mas a verdade é que estava longe de imaginar ver a ribeira assim tão cheia em tão pouco tempo.

Brutal... só mostra a quantidade de água que o Zêzere está a receber dos afluentes e como facilmente o Castelo de Bode não aguenta mais.

bem, nem sei que diga destas ultimas horas... estive sem internet desde ontem à tarde e com vários cortes de luz durante toda a tarde e noite
durante um dos cortes fui à janela e vi 2 ou 3 clarões , não vi nem ouvi trovoada

e depois uma violência incrivel do vento e chuva durante toda tarde/noite.
vários períodos de chuva e vento forte que ainda se mantiveram de noite. fui dormir cedo devido a nao ter net e a luz estar sempre a ir abaixo.
acordei era meia noite e 2 da manhã com um vendaval enorme e chuva a bater na janela, parecia que ia tudo pelo ar.
Foram de fato horas dignas de aviso vermelho.

ainda se mantêm alguns aguaceiros