Serra do Açor
Nimbostratus
Boa noite , deixo uma imagem obtida ontem pela Serra do Açor a cerca de 1000 mts, cerca das 18.00 .
Boas imagens pessoal .
Boas imagens pessoal .
O de Viseu, se for um registo baseado em estações, provavelmente refere-se à estação "mais oficial" do IM, que não está na cidade, mas sim no aeródromo numa zona mais alta, onde nevou, já tinha reparado nisso ao ver os synops de Viseu com neve e aqui os posts dos elementos da cidade não reportarem neve. Será em princípio essa a razão da diferença.
Quanto a Tondela, naturalmente não é registo de estação, pois não há, mas sim alguma interpolação de modelo, ou do valor das estações envolventes, ou até simplesmente o valor da estação mais próxima (Viseu).
De certeza, no inicio da madrugada o sapo tinha alterado o estado do tempo em Tondela para chuva a neve e segundo eles estavam 0ºc. Bom tenho a dizer que chovia fraco e que a temperatura estava nos 5.3ºc. Seja lá como for acho que deviam ter mais cuidado com aquilo que comunicam. Mas é só uma opinião!
Boas fotos
Também subi a Estrela, este nevão sem dúvida foi o que deixou mais acumulação até agora. As condições na torre não eram as melhores com nevoeiro e vento e -3ºc
Na Torre não sei se ouve mais acumulação desta vez, porque no evento passado ouve ventos fortíssimos que empurravam a neve para as encostas, mas na zona das Penhas da saúde ate a zona do antigo Sanatório a 1200m parece-me que ouve mais acumulação no evento anterior