Seguimento Interior Norte e Centro - Janeiro 2010

• Thread starter Thread starter Vince
  • Data de início Data de início
Boas, aqui tenho 2,5ºC e vento intenso (e irritante) de NW. Nebulosidade retida a N e W, como é da praxe. A mínima foi de uns espectaculares -2,7ºC. Na estação do IM foi de -2,5ºC e a previsão deles é de -5ºC.

Mínima nas Penhas Douradas de -7,7ºC.

Porque será que a temperatura não está a querer descer nesta estrada de ar frio aí por Bragança, será devido à nebolusidade ou ao vento Foehn? :unsure:

As temperaturas que tu dizes de viseu sao sempre muito diferentes das temperaturas que vêm no site do IM.. à hora que postaste isto.. estava lá 1.5ºC

Porquê?

Isso pode acontecer. Eu tenho essa experiência aqui na zona, nestas noites de céu limpo, chega a existir diferenças bastante significativas em distancias de poucos km's.

Por aqui já há formação de geada nos carros, portanto mais frio do que ontem à mesma hora.

Porque será que a temperatura não está a querer descer nesta estrada de ar frio aí por Bragança, será devido à nebolusidade ou ao vento Foehn? :unsure:

É mais devido ao vento e à própria localização da cidade que não é muito favorecida nestas situações. Não tenho a certeza quanto ao vento Foehn. Ou o vento amaina um pouco, ou as mínimas serão completamente banais como têm sido até agora.

Neste momento tenho -1,5ºC e está assim faz já 1h, o vento continua a não dar tréguas, apesar de estar mais fraco que durante a tarde. Mínima de -2,7ºC e máxima de 2,5ºC.

Interessante a situação nas Penhas Douradas, segundo o IM ás 22 UTc a temperatura era de -6,4ºC com um vento médio de 35km/h!
O que dá segundo a tabela de WindChill disponível no site IM, uma sensação térmica, aproximada de -15ºC!!! :surprise: :cold: